25 de junho de 2008

Festa Junina


Gente! Estamos em junho e não acredito que até agora não publiquei nada falando de festa junina, logo eu que amo uma festa e esta principalmente.

Sabia que no início o nome era "Festa Joanina"? É que nesse mês são homenageados três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro. E o nome da festa homenageava principalmente São João, por isso no nome "Joanina".

Quando chegou ao Brasil passou a ser chamada "Festa Junina". Ela foi trazida pelos portugueses,e incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

No Brasil introduzimos outros constumes tanto na comida servida na festa quanto nas danças, como forró, a quadrilha dentre outros.

É uma festa bonita, marcada por brincadeiras e em alguns lugares como no Nordeste existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.

Ou seja, curtição sem dúvida!!!!!

Nenhum comentário: