5 de junho de 2008

Yoga


Sempre tive curiosidade a respeito da Yoga (palavra que vem da raiz sânscrita Yuj, que significa "unir"). Yoga é a união do eu ou consciência individual com o espírito interior. Samadhi é o nome do estado de hiperconsciência que o ser humano atinge ao conseguir o objetivo final da Yoga, que é a união entre corpo, mente e alma. No Brasil, a grafia pode ser Yoga ou Ioga.

Pensava que não ia gostar, já que sou muito elétrica e achava que Yoga era aquela paradeza. Mesmo assim resolvi que era hora de buscar uma coisa nova e ver o que era realmente essa tal de Yoga, que a gente tanto ouve falar mas não sabe direito o que é.

Já no primeiro dia me surpreendi com exercícios que nunca tinha feito e que pareciam até engraçados à primeira vista.

Com o tempo fui vendo quão completa é essa prática(já estou fazendo Yoga há quase 4 meses). Você ganha força física, aprende a meditar, respirar (como a gente respira errado!!!! Deveria ser obrigatório ensinar às pessoas a respirar direito) e outras coisas que me surpreendem mais e mais. Hoje minha aula foi assim. Nela tivemos que olhar pra nós mesmos e pros outros. Quando eu falo em "olhar" não é simplesmente o ato de abrir o armário e se ver diante do espelho. Aliás, na Yoga a gente nem olha pro espelho. A gente olha pra gente de uma maneira mais profunda e isso pode ser revelador.

Meus amigos riem de algumas posturas e de alguns sons que produzimos dependendo dos exercícios. Quando falamos em Chacras eles acham que é coisa de gente doida e que isso não existe. Eu até entendo. Nós, ocidentais, temos outros costumes e o corre-corre das pessoas não as permite parar por 1 hora e relaxar. Mas seria bom vocês tentarem. Ajuda a relaxar e te dá um condicionamento físico maravilhoso. Seu marido ou esposa vão agradecer!!!!!

Enfim, queria levar todo mundo pra Yoga, principalmete uma amiga que gosto muito e que fez só uma aula, né Karlinha!!!!!

Tentem vocês também!

Nenhum comentário: