13 de janeiro de 2009

David Lynch

David Keith Lynch nasceu em Missoula, EUA, no dia 20 de janeiro de 1946. No início trabalhou em diversas atividades, incluindo artes plásticas, mas sua atuação é mesmo como cineasta.

David Lynch não é um simples cineasta. Ele é considerado, e eu assino embaixo, como um dos mais "loucos" cineastas em atividade. Seus filmes são provocativos, diferentes, sem nexo às vezes e permitem interpretações subjetivas. Mas isso não os tornam menos interessantes. Pelo contrário, nos fazem pensar e fogem do óbvio. Adoro!!!!

Prefiro pensar nele como um artista, uma pessoa instigante, única, mas seus filmes nem sempre são sucessos. Ele já teve 8 indicações ao Oscar com o filme "O Homem Elefante" mas também já viveu fracassos como em "Duna". David nunca se adaptou a grandes produções, orçamentos milionários, e não se adequa e nem gosta muito do "sistema". Por isso "Duna" foi um verdadeiro fracasso, o que seus fãs dizem que foi a melhor coisa que aconteceu com ele.

Meu primeiro contato com sua obra se deu em Twin Peaks há um tempo, e desde então me interessei pelas suas obras. Não sei se vocês já viram a série, que é de 1990 e é ótima, muito interessante. Existe até um filme baseado na série mas ele não repetiu o mesmo sucesso.

Outros filmes que me deixaram impressionada são "Cidade de Sonhos" (Mulholland Drive), "Estrada Perdida" (Lost highway) e "Império dos Sonhos" (Inland Empire). Outros filmes dele são "Coração Selvagem", "Veludo Azul" e "Eraserhead".

Se vocês gostam de filmes que fogem do óbvio e que sejam diferentes, David Lynch é a melhor escolha.

Aí vai o trailer de "Estrada Perdida":

Nenhum comentário: