30 de maio de 2011

Descobrindo BH - Casa Fiat de Cultura

Vocês devem estar achando curioso um restaurante com esse nome, não é? Mas hoje o Descobrindo BH vai falar de algo diferente. Hoje não vou dar dica de gastronomia e sim de cultura. Essa alimenta a nossa alma, e foi assim que saí das exposições Olhar e Ser Visto e Tarsila e o Brasil dos Modernistas na Casa Fiat de Cultura, para as quais reservamos um dia de nossas férias.

A Casa Fiat de Cultura foi inaugurada em 2006 e é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela própria empresa. Seu objetivo é apresentar grandes mostras internacionais de artes plásticas, obras brasileiras, palestras, debates e programas educativos.

Seus projetos sempre foram ambiciosos, tanto que no ano de inauguração começaram arrebentando com a exposição Arte Italiana do MASP na Casa Fiat de Cultura. O sucesso foi tanto - mais de 250 mil visitantes - que este ano nada melhor do que trazer novas obras do MASP nesta exposição belíssima.

Olhar e Ser Visto - A Figura Humana da Renascença ao Contemporâneo é composta por 40 obras, dividida em seis núcleos: O Retrato da Pompa, O Recurso à Cena, Eu Mesmo, Retratos Modernos, Retrato de Idéias e Desconstrução (este com uma obra de Pablo Picasso: Busto de Homem, de 1909).

Eu, particularmente, fiquei encantada com as obras de Thomas Gainsborough. Seus retratos são impactantes e eu não conseguia evoluir de uma pintura para outra, tamanha minha fascinação por cada uma.

A Casa Fiat de Cultura conta com outras programações, como ciclo de palestras, seminários e a exposição Tarsila e o Brasil dos Modernistas, que também fomos conferir e está sublime, reunindo trabalhos de Cícero Dias, Oswaldo Goeldi (o favorito do Gu na exposição), Guignard, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, entre outros.

Está tudo lindo, feito com um cuidado primoroso e vale muito a pena conferir, levar seu filho(a) e se deixar tocar por essas obras incríveis. Vai lá e me conta depois o que achou.

Detalhe: as exposições e o transporte até a Casa Fiat de Cultura são gratuitos. Os dias e horários você confere no site, mas fique esperto porque estas duas exposições ficarão até o início de julho.

Serviço:

Nenhum comentário: