18 de julho de 2011

Descobrindo BH - Ayres!


Essa semana, pesquisando algumas coisas na internet, o Gu se deparou com uma foto que o deixou com água na boca: a foto das empanadas do Ayres!. Como estávamos buscando um local para falar aqui, e também como ainda não conhecíamos a casa, decidimos na hora que seria lá o nosso fim de tarde. E assim fomos no sábado ao aconchegante e interessante Ayres!...

Quem nos recebeu foi o simpaticíssimo Paulo, que nos contou um pouco da história da casa. Ele e a irmã, Marina, são os proprietários e cuidam com muito carinho da Ayres!, que existe há pouco mais de 1 ano e trabalha com as deliciosas empanadas argentinas.

Vocês já comeram uma empanada? Elas são parecidas com um pastel assado, porém a massa é mais fina. A origem das empanadas não é certa, mas parece ter vindo da Pérsia e de lá teria sido levada aos países árabes, para depois chegar à Península Ibérica, de onde mais tarde os espanhóis as trouxeram para a América.

O fato é que as empanadas se tornaram um alimento comum na época por serem nutritivas, fáceis de se transpostar e fazer: bastava abrir a massa, colocar a carne guisada e depois fechar. A isso foi dado o nome de comida "empanada", ou seja, "dentro do pão". Na América ela está presente na culinária argentina, chilena, peruana e colombiana, e cada país tratou de adaptar a receita colocando recheios típicos.

A Ayres! trabalha com empanadas tipicamente argentinas, e o cardápio traz 15 tipos diferentes de recheios, tanto doces quanto salgados. Vale ressaltar que a casa conta com outros itens no cardápio, como risotos, os deliciosos sorvetes Alessa e bebidas variadas.


Depois de papearmos um pouco, fomos ver o cardápio e nos decidimos pelas empanadas de frango, carne com azeitona, bacon com muçarela e parmesão argentino com tomate seco. O Paulo nos sugeriu pedir também a de queijo e cebola, que segundo ele é o seu sabor predileto.

As empanadas não demoraram muito para ficar prontas e chegaram à mesa quentíssimas. A massa é muito gostosa e leve, e não se parece em nada com massa de pão, por exemplo, que é mais massuda. Os recheios são bem fartos e o tempero é na medida certa, sem exageros e extravagâncias.

A primeira empanada que experimentamos foi a sugestão do Paulo, e ela é realmente deliciosa. A cebola casa muito bem com o queijo e sua boca é inundada por uma explosão de sabores. A minha predileta, entretanto, foi a de bacon com muçarela e o Gu gostou mais da de carne com azeitona.


Para finalizar, seguimos outra sugestão do Paulo: a deliciosa empanada de chocolate. Segundo ele a receita é da mãe, que foi testando vários tipos de recheios doces até que chegou nessa.

Um detalhe da casa é que eles fazem um preço especial para 12 empanadas, além de trabalhar com delivery. No entanto, é bom telefonar e verificar se eles entregam no seu bairro, já que o sistema de delivery atende mais a região centro-sul, pelo fato de contarem com somente um motoboy. Mas se vocês pedirem com antecedência e sob encomenda, serão atendidos com certeza.

O lance é que foi muito legal termos descoberto mais um local bacana em BH, com atendimento e comida de primeiríssima qualidade. As empanadas são realmente muito exquisitas, e tenho certeza que vocês irão adorar. Que tal então dar uma passada no Ayres!??

Serviço:

3 comentários:

MARIANA disse...

legal, quero ir experimentar. a cara está maravilhosa. deu agua na boca....

Anônimo disse...

Oi Casal Geek fico muito feliz por vcs terem gostado das empanadas!!! Vcs arrasaram no texto! Muito obrigada e voltem sempre!!!
bjo
Marina

Chris Millard disse...

Preciso conhecer... Se vocês indicaram é ótimo! ;)