28 de novembro de 2011

Casal Geek Entrevista: Fábio Moon e Gabriel Bá


Qual foi o dia mais importante da sua vida? Quem está acostumado a pensar que histórias em quadrinhos se fazem apenas de seres superpoderosos ou patos falantes pode até estranhar, mas esse é um tipo de pergunta que marca o trabalho dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá.

Detentores de vários prêmios, como um Jabuti pela adaptação de O Alienista e alguns Eisner, os irmãos começaram a publicar suas histórias no fanzine 10 Pãezinhos, que criaram em 1997 e teve 40 edições lançadas de forma independente, e atualmente produzem quadrinhos tanto para o mercado americano quanto para o nacional.

Seus trabalhos autorais já foram publicados também na França, Espanha e Itália, e o mais recente - Daytripper - foi lançado pelo selo Vertigo nos EUA e figurou na lista dos quadrinhos mais vendidos do The New York Times.

14 de novembro de 2011

FIQ 2011


O FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) é um evento bienal dedicado à nona arte, organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura. A 7ª edição do festival ocorreu na última semana, entre os dias 9 e 13 de novembro, na Serraria Souza Pinto, e ofereceu uma programação gratuita com exposições, palestras, oficinas, bate-papos e sessões de autógrafos com artistas nacionais e internacionais.

Como acontece desde sua primeira edição, o FIQ homenageia um importante quadrinista brasileiro e um país cuja produção do gênero se destaque. Nesta edição os homenageados foram Maurício de Sousa, que também esteve no evento em 2009, para o lançamento de MSP 50, e a Coreia do Sul, representada pelos artistas convidados Hyung Min Woo (Priest) e Park Sang-sun (Tarot Café). Também presentes no evento estiveram vários convidados nacionais e internacionais como Jill Thompson (Sandman), Bill Sienkiewicz (Elektra: Assassina), Cyril Pedrosa (Três Sombras), Matt Fraction (Casanova), Fábio Moon e Gabriel Bá (Daytripper), Fernando Gonsales (Níquel Náusea), Rafael Coutinho (Cachalote), André Dahmer (Malvados), Mateus Santolouco (Vampiro Americano), Edu Medeiros (Mondo Urbano), entre muitos outros.

Diferente das edições anteriores, em que estivemos no evento apenas uma ou duas vezes, neste ano passamos pela Serraria Souza Pinto quase todos os dias. Isso não quer dizer, entretanto, que tenhamos assistido a todos os bate-papos ou participado de várias oficinas e coisa e tal. Pelo contrário. Até estivemos presentes em algumas sessões de autógrafos, como a da Jill Thompson e Bill Sienkiewicz, mas foi nos estandes dos quadrinistas independentes e na companhia dos novos e antigos amigos que passamos a maior parte do tempo.