14 de maio de 2013

Descobrindo Paris - Musée National du Moyen Âge

Casal Geek Eurotour 2013 - Descobrindo Paris - Musée National du Moyen Âge
Em nossa primeira manhã em Paris acordamos com um céu nublado, ameaçando chuva. Chovia pouco quando deixamos a Rue Saint-Séverin, mas não seria isso a nos impedir de visitar o primeiro destino do nosso roteiro: o Musée National du Moyen Âge (Museu Nacional da Idade Média), fundado em 1843 e originalmente conhecido como Musée de Cluny.

Localizado na Place Paul Painlevé, o museu entrou para o nosso roteiro por abrigar uma das ruínas mais antigas de Paris, as Termas Galo-Romanas, que datam dos séculos I-III d.C. aproximadamente, época que a cidade ainda se chamava Lutécia. Além disso, como parte do complexo que constitui o museu há também o Hôtel de Cluny, um edifício em estilo gótico reerguido no século XV como residência para os monges de Cluny.

Ruínas romanas e uma construção medieval, tudo no mesmo lugar? É demais para o coração desse nerd que queria ser o Indiana Jones quando criança! O problema foi que a parte mais bacana das ruínas romanas, o caldarium, estava fechada para restauração.

Musée National du Moyen Âge
Foi um rápido passeio pela riqueza e religiosidade medievais que, apesar da bela construção, valeu mais a pena porque não precisamos pagar pelas entradas (8,50 € por adulto), já que havíamos comprado com antecedência o Paris Museum Pass, que dá acesso "gratuito" a vários museus e atrações na cidade.

De qualquer forma, uma visita ao Musée National du Moyen Âge é algo que compensa para quem já comprou o Paris Museum Pass e, principalmente, está com tempo de sobra para passear pela cidade, o que não era o nosso caso...

- Ouvindo: Stereolab - Pinball

Um comentário:

Gustavo Coelho disse...

Dá para comprar online, em alguns museus, no Panthéon e mais alguns lugares em Paris. Se bobear, dá pra comprar também nas lojas da Fnac, mas eu acho que o melhor é comprar no aeroporto, logo ao chegar.

O site oficial tem uma lista dos lugares: http://bit.ly/19pPofD