4 de junho de 2013

Descobrindo Paris - Cathédrale Notre Dame e Crypte Archéologique

Casal Geek Eurotour 2013 - Descobrindo Paris - Cathédrale Notre Dame e Crypte Archéologique
Depois de conhecer a Torre Eiffel e passear pelos salões do Louvre, em nosso terceiro dia em Paris começamos as andanças com uma visita a outro ponto turístico obrigatório da cidade, a Cathédrale Notre Dame.

Apesar de já termos presenciado multidões de turistas nos dias anteriores, nada havia nos preparado para a visão da gigantesca fila à porta da catedral, ainda mais levando em conta a nossa experiência na Église Saint-Sulpice, da qual éramos os únicos visitantes, se não contarmos uma meia dúzia de gatos-pingados dormindo em seus bancos, provavelmente alguns sem-teto fugindo da chuva e do frio.

Felizmente a fila andou rápido, e em pouco tempo atravessávamos o Portail Saint-Anne. Dentro da catedral, que em 2013 completa 850 anos de existência, acontecia uma missa, mas a multidão de turistas (da qual fazíamos parte) seguia normalmente seu passeio sobre o piso gasto pelos anos de incessantes visitações.

Notre Dame
Localizada na Île de la Cité, a Notre Dame abriga supostas relíquias do Cristianismo, como a Coroa de Espinhos e um pedaço da Vera Cruz, e em seu sombrio interior foi celebrada a cerimônia de coroação de Napoleão. Entretanto, é o exterior da catedral mais famosa de Paris que faz valer a visita, pois sua fachada ricamente decorada realmente impressiona. Há ainda um acesso às torres para visitar os gárgulas imortalizados por Victor Hugo, mas é preciso disposição para encarar os 387 degraus da torre sul, o que não era o nosso caso após vários quilômetros de caminhada nos dias anteriores.

Assim, resolvemos fazer o contrário: em vez de subir ao topo da Notre Dame, descemos aos subterrâneos da praça localizada em frente à catedral para conhecer a Crypte Archéologique, um sítio arqueológico descoberto durante escavações realizadas entre 1965 e 1972, no qual podem ser vistas ruínas que datam do Império Romano à Idade Média.

Crypte Archéologique
O acesso à cripta é pago (apenas 3€), mas com o Paris Museum Pass a entrada é "gratuita". Além disso, existe a vantagem de que o lugar é pouco visitado, e passa praticamente despercebido pela multidão de turistas que se aglomeram em frente à Notre Dame. A visita é rápida, mas vale a pena se você curtir arqueologia e quiser conhecer um pouco dos primórdios da Île de la Cité, o coração histórico de Paris.

- Ouvindo: The Clues - This Year

Um comentário:

Guilherme Rocha disse...

Gustavo e seu uniforme! :)
Fê, você foi privilegiada nesse desenho, está da altura do Gustavo. rsrsrs