23 de abril de 2014

Descobrindo Paris - Parques e Jardins

Descobrindo Paris 2014 - Parques e Jardins

Ano passado, quando voltamos de nossas férias em Paris e Lisboa, uma frase de Lost martelava minha cabeça: "We have to go back!"

Foi então que, aproveitando alguns dias de folga e os nossos 10 anos de casados, resolvemos voltar a Paris para novas (e muitas) andanças pouco mais de um ano após nossa primeira visita à cidade.

Diferente da vez anterior, em que focamos principalmente em conhecer os famosos pontos turísticos de Paris, este ano nos permitimos ficar mais livres para explorar a cidade sem a obrigatoriedade do check-in em todos os museus que aparecessem pela frente.

Com o início da primavera em Paris, decidimos então conhecer alguns parques e jardins da cidade para curtir o clima agradável e o céu azul de abril...

Parc Monceau

Parc Monceau

Parque em estilo inglês, inaugurado em 1861 por Napoleão III. Originalmente propriedade do Duque de Chartres, que em 1769 iniciou a compra das terras para a construção do Folie de Chartres, o parque possui construções em pequena escala de várias eras e estilos, como colunas romanas, uma pirâmide egípcia, um templo chinês, entre outros.

Mais fotos no Google Fotos.

Serviço:
  • Endereço: 35 Bd de Courcelles
  • Metrô: Estação Monceau, linha M2

Jardin des Tuileries

Jardin des Tuileries

Localizado entre o Musée du Louvre e a Place de la Concorde, o gigantesco jardim foi idealizado em 1564 por Catarina de Médici, rainha consorte da França, quando esta decidiu construir um palácio separado do Louvre.

Mais fotos no Google Fotos.

Serviço:
  • Endereço: 113 rue de Rivoli
  • Metrô: Estação Tuileries, linha M1

Parc des Buttes Chaumont

Parc des Buttes Chaumont

Aberto em 1867, no final do reinado de Napoleão III, é o quinto maior de Paris. No centro do parque um lago artificial circunda uma ilha rochosa - a Île de la Belvédère - sobre a qual está instalado o Temple de la Sibylle, inspirado no templo romano de Vesta, localizado em Tivoli, Itália.

Mais fotos no Google Fotos.

Serviço:
  • Endereço: 1 Rue Botzaris
  • Metrô: Linha M7bis e descer na estação Buttes Chaumont ou Botzaris

Jardin Médiéval du Musée de Cluny

Jardin Médiéval du Musée de Cluny

Localizado no Quartier Latin, este pequeno jardim criado em 2000 tem o atrativo de circundar o Hôtel de Cluny, a construção em estilo gótico do século XV que abriga o Musée National du Moyen Âge.

Mais fotos no Google Fotos.

Serviço:
  • Endereço: 100 Boulevard Saint-Germain
  • Metrô: Cluny - La Sorbonne, linha M10

Jardin du Luxembourg

Jardin du Luxembourg

Segundo maior parque público de Paris, faz parte do conjunto que abriga o Palace du Luxembourg, sede do Senado francês. Foi idealizado por Maria de Médici, mãe de Luís XIII, que em 1611 ordenou a construção do palácio inspirado no Palazzo Pitti, localizado em Florença.

Mais fotos no Google Fotos.

Serviço:
  • Endereço: 2 Rue Auguste Comte
  • Metrô: Odéon, linhas M4 ou M10

Jardin du Musée Rodin

Jardin du Musée Rodin

Integrado ao Musée Rodin, aberto em 1919, este jardim tem acesso restrito mas possui o atrativo de expor várias esculturas de Auguste Rodin, entre elas a famosa Le Penseur e a imponente Porte de l'Enfer.

Mais fotos no Google Fotos.

Serviço:
  • Valor: 2,00 €
  • Endereço: 79 Rue de Varenne
  • Metrô: Varenne, linha M13; Invalides, linhas M13 ou M8

Coulée Verte (Promenade Plantée)

Promenade Plantée (Coulée Verte)

Inaugurado em 1993, este parque elevado tem o curioso fato de ter sido construído em uma linha férrea desativada que ligava Paris a Verneuil-l'Étang, passando sobre o Viaduc des Arts.

Mais fotos no Google Fotos.

Serviço:
  • Metrô: Bastille, linhas M1, M5 ou M8

Champ de Mars

Champ de Mars

Com uma origem que remonta a 1765, com a construção da École Militaire, o Champ de Mars é uma das maiores áreas verdes de Paris, mas seu grande atrativo é o fato de hospedar um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, a Tour Eiffel.

Serviço:
  • Endereço: 2 Allée Adrienne Lecouvreur
  • Metrô: École Militaire, linha M8

- Ouvindo: Ducktails - The Flower Lane

Nenhum comentário: