31 de maio de 2014

Descobrindo BH - Está Chovendo Hambúrguer

Belo Horizonte tem fama de ser a capital dos bares e botecos, mas de uns tempos pra cá a moda é abrir burgueria. São tantas, que corre o risco de você chegar em casa e encontrar uma instalada na sua sala, só porque esqueceu a porta aberta.

A seguir, uma lista das melhores (ou nem tanto) burguerias de BH, algumas delas já comentadas pela Fernanda aqui no blog:

Burger's Club

Está Chovendo Hambúrguer - Burger's Club

Com um espaço maior que o encontrado na maioria dos concorrentes, o Burger's Club possui um cardápio com muitas opções, mas pouco criativas. Para quem gosta de muita pimenta a dica é o John Lee Hooker: hambúrger de frango empanado, alface, tomate e molho picante especial. Para dar uma quebrada no Tabasco o milkshake de Nutella ou de Ovomaltine cai bem.

Se você também não acha que "picante" significa "ultra-motherfucking-apimentado", o Bob Marley pode ser uma boa opção: pão australiano, bacon, burger artesanal, queijo cheddar cremoso, crispy onions, alface e tomate. Só não espere encontrar o tal do cheddar cremoso. A Fernanda até comentou comigo que viu uma fatia - como se faz para fatiar um queijo cremoso? - de cheddar no meu sanduíche, mas ela devia ser tímida e se escondeu quando eu tentei procurá-la.

"Ah, mas eu não gosto de pão australiano!", você deve estar pensando. Eu também não, mas achei um abuso ter que pagar para trocar o tipo de pão, e encarei assim mesmo. Não ficou ruim, mas também não ficou bom quando o gosto do pão se sobressaiu. De qualquer forma, você pode trocar o pão. E pagar.
  • Endereço: Rua Major Lopes, 62 - Savassi

Café com Tango

Está Chovendo Hambúrguer - Café com Tango

Apesar do hambúrguer não ser produzido na casa e das fritas serem industrializadas, o sanduíche 41 - hambúrguer de picanha de 120g, alface, tomate, chimichurri, muçarela, bacon e maionese, no pão de batata - do Café com Tango é um dos melhores de BH pela precisão obsessiva na combinação dos ingredientes.

Caton's Burger

Localizada na principal via de entrada de Santa Tereza, essa lanchonete não tem chão xadrez ou poltronas vermelhas. Menos ainda toca rock dos anos 50 ou uma jukebox enfeitando. A lugar é tosco, apertado, cheira a bacon e - porque não? - meio sujo. Mas o telefone do delivery toca o tempo todo. Hambúrgueres gourmet são excelentes, mas um sanduba de trailer com um nome engraçado tem sem lugar.
  • Endereço: Rua Mármore, 30 - Santa Tereza

Deli Handmade

Está Chovendo Hambúrguer - Deli Handmade

Aberto há poucos meses, o Deli Handmade virou um dos prediletos deste que vos escreve em apenas uma visita. O chef da casa já trabalhou no Duke'n'Duke, e é inevitável provar o Cheese Deli Burguer e não lembrar do Armstrong do Duke. A sobremesa, o Trop Bon, é obscena de tão boa: fondan de chocolate meio amargo, crocante de amêndoas, calda fudge e picolé.

Meus poréns ficam por conta dos valores cobrados, que também são um pouco obscenos, das batatas chips, que só existem na versão batata doce, e pelo fato de não terem acertado no ponto da carne em todas as vezes em que estivemos lá.
  • Endereço: Rua Professor Antônio Aleixo, 591 - Lourdes

Duke'n'Duke

Está Chovendo Hambúrguer - Duke'n'Duke

Talvez o grande responsável pela febre das burguerias gourmet em BH, o Duke'n'Duke serve alguns dos melhores sanduíches da cidade. Recomendo o Armstrong e o Dizzy. Fugindo dos hambúrgueres, o filé à parmegiana também é bem bom. Se o apocalipse zumbi acontecer e eu tiver que me refugiar em um pub, é para lá que eu vou.

UPDATE: A unidade do Edifício Maletta é maior, mas o atendimento é bem ruim e não faz jus à fama que a casa conquistou. O pior é que nem dá para dizer se os hambúrgueres mantiveram a qualidade, porque demoraram tanto para ficarem prontos - acho que esqueceram nosso pedido - que desistimos de esperar e fomos embora, tamanho o descaso.

Eddie Fine Burgers

Está Chovendo Hambúrguer - Eddie Fine Burgers

A primeira lanchonete do estilo a ficar famosa em BH, o Eddie Fine Burgers - ou só Eddie's - tem o inconveniente de ser frequentado por grandes turmas de adolescentes. O cardápio possui muitas opções, mas acaba que o único sanduíche realmente bom é o que leva o nome da casa. Só não dá para dizer que são os melhores hambúrgueres da cidade.
  • Endereços:
    • Rua da Bahia, 2652 - Lourdes
    • BH Shopping, Diamond Mall e Pátio Savassi

Jack's Big Burger

Está Chovendo Hambúrguer - Jack's Big Burger

Com uma proposta de servir uma comida mais saudável, o Jack's Big Burger nos agradou pelo ambiente e simpatia que encontramos na primeira vez que fomos à casa. Só que isso não foi o suficiente para nos fazer querer voltar mais do que uma segunda vez, já que o hambúrguer não é tão bom quanto os dos seus concorrentes.

Renato Fine Burguer

Se o termo fine já é meio forçado e pretensioso para o Eddie's, para o Renato Fine Burguer é enganação descarada, já que os sanduíches de lá estão mais próximos de um sanduba de trailer do que de um fine burger, só que sem personalidade.
  • Endereço: Av. Do Contorno, 6854 - Lourdes

Tommy's Diner & Burger

Está Chovendo Hambúrguer - Tommy's Diner & Burger

Outra lanchonete que emula o estilo dos anos 50, o Tommy's Diner & Burger tem um hambúrguer de costelinha que a Fernanda gostou bastante. Preciso voltar lá para uma segunda opinião, pois o hambúrguer que comi estava bom, mas não tinha nada de especial.

Tosco Burguer (Doce Magia)

Famoso por seus sanduíches gigantescos, o Tosco Burguer acaba atraindo a molecada disposta a encarar os desafios da casa. Apesar do susto inicial, no fim das contas você percebe que o que mais tem nos sanduíches é pão.
  • Endereço: Rua Paraíba, 1075 - Savassi

Veja também:

- Ouvindo: The War on Drugs - Come to the City

Nenhum comentário: