Localizada a 112 km de Belo Horizonte, Mariana tem uma história que remonta ao período dos desbravamentos, quando em 16 de julho de 1696 os bandeirantes liderados por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça fixaram uma base nas margens do rio batizado como Ribeirão Nossa Senhora do Carmo, onde encontraram ouro.
Em 1711 o arraial foi elevado a vila - a primeira de Minas Gerais - e nela se estabeleceu a capital da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Mariana também foi a primeira cidade do estado, quando em 23 de abril de 1745 seu nome mudou de Vila Real de Nossa Senhora para Cidade Mariana, em homenagem a D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V de Portugal.
Pontos de Interesse
Catedral Basílica da SéConstruída a partir de 1704 e finalizada em 1760, é famosa por guardar um órgão do século XVIII construído por Arp Schnitger em Hamburgo. Inicialmente destinado a uma igreja franciscana em Lisboa, o órgão chegou ao Brasil em 1753 como presente da coroa portuguesa ao primeiro bispo de Mariana, D. Frei Manoel da Cruz.
Igreja de São Francisco de Assis
Construída entre 1762 a 1794, esta igreja atualmente fechada para visitação abriga os restos mortais de Mestre Ataíde, artista nascido em Mariana e responsável pelas pinturas da nave e sacristia da igreja.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Construída a partir de um pequeno templo erguido em 1759, teve suas obras iniciadas em 1783 e finalizadas apenas no século seguinte. Em 1999, quando as obras de restauração estavam quase concluídas, a igreja foi quase completamente destruída por um incêndio, fazendo desabar o teto pintado por Francisco Xavier Carneiro.
Praça Dr. Gomes Freire
Também conhecida como Jardim, é uma praça bastante arborizada e florida, cercada por casarões do século XVIII.
Igreja de São Pedro dos Clérigos
De influência italiana, esta igreja erguida a partir de 1752 teve suas obras paralisadas por mais de um século.
Mais fotos no aqui.
- Ouvindo: Moke Hill - Detroit
Nenhum comentário:
Postar um comentário