25 de junho de 2015

Descobrindo BH - Auguri Pizzaria & Forneria

Descobrindo BH - Auguri

Do chão de pedra erguem-se os troncos que sustentam o telhado sob o qual clientes, sentados às pesadas mesas de madeira, comem e bebem enquanto a música ecoa pelo grande salão.

As chamas crepitam no forno a lenha, levantando cheiros exóticos que abrem o apetite após um longo dia de caminhadas, e o nome na porta – Auguri, uma palavra em italiano que expressa o bem desejar a alguém – desperta a curiosidade e convida a entrar.

Auguri - Salada de Pollo
Salada de Pollo

Diferente do que eu fiz parecer, o Auguri é um restaurante sofisticado, mas sem aquela afetação comum aos restaurantes da Savassi e, principalmente, Lourdes. O ambiente é rústico e aconchegante, e o atendimento muito simpático, cordial e – por que não? – humano.

O cardápio, de autoria do chef e coproprietário Cirineu Ângelo, varia de acordo com o dia da semana e horário: todos os dias, à noite, são servidas pizzas de massa fina e crocante, cujos sabores vão dos tradicionais aos mais inusitados; durante a semana, no horário do almoço, são servidos pratos executivos para quem deseja fugir dos restaurantes de comida a quilo da região; aos finais de semana, também no almoço, não faltam opções de risotos, massas, carnes e saladas.

Auguri - Filé à Parmegiana
Filé à Parmegiana

Apesar de gostar bastante das pizzas do Auguri – nossas favoritas são a Toscana (molho de tomate, mozzarella especial e linguiça toscana moída levemente picante) e a Lombo Canadense (molho de tomate, mozzarela especial, lombo canadense, panceta, escarola e alho frito) – normalmente vamos ao restaurante para o almoço nos finais de semana.

Dos pratos do almoço, já provei a Lasanha Clássica, que achei meio fraca, quando comparada a outros pratos da casa, e o excelente Filé à Parmegiana. A Fernanda já provou risotos, saladas e massas bacanudas, mas seu prato favorito é igual ao meu. Para a entrada a Bruschetta Clássica é tiro certo, mas as Iscas de Filé também são bem boas. Na sobremesa o onipresente Petit Gâteau não faz feio, mas eu prefiro o farto Mousse Ferrero – mousse de chocolate com avelã, sobre massa fina de chocolate.

Auguri - Mousse Ferrero
Mousse Ferrero

Aberto há poucos meses, o Auguri virou um dos nossos restaurantes favoritos pela qualidade da comida, simpatia no atendimento e – coisa rara – valores justos. A proximidade do nosso QG ajuda, obviamente, mas nem por isso caímos de amores pelo supervalorizado Bolão e o inflacionado Chef Túlio.

Serviço:

- Ouvindo: Vaadat Charigim - Ein Li Makom

Nenhum comentário: