6 de junho de 2015

Descobrindo BH - Está Chovendo Hambúrguer 4

O Dia do Hambúrguer é comemorado no dia 28 de maio, mas nunca é tarde para soltar outra lista de lugares para comer hambúrguer em BH:

The Dip's

Está Chovendo Hambúrguer - The Dip's

Criado em 2009, o Dip's – originalmente Dip's Fine Burger – iniciou suas atividades em Lagoa Santa. Sob o comando do chef Felipe Borba, também conhecido como Diphy, a burgueria atualmente funciona como food truck e, em função do formato, trabalha com um cardápio bem mais enxuto do que o que se encontra em seu site.

Encontramos o truck no Minascasa Food Park, e no dia as opções eram duas: Dip's BBQ – pão de batata artesanal, hambúrguer artesanal de picanha, bacon, cheddar cremoso e cebola ao barbecue à base de Coca-Cola – e Chimi Burger – pão de batata artesanal, hambúrguer artesanal de picanha, bacon, chedar e um excelente molho chimichurri.

A Fernanda pediu o Dip's BBQ, mas sem cheddar, e eu escolhi o Chimi Burger. Surpreendentemente, os hambúrgueres são muito leves, extremamente saborosos e não fazem feio frente a qualquer burgueria gourmet de Belo Horizonte. Eu diria até que o meu só não esteve perfeito porque o chef pesou um pouco a mão no cheddar, mas ainda assim foi um dos melhores hambúrgueres que eu já comi e, certamente, é um dos melhores da cidade.

Pelo que deu para perceber, o Dip's é presença quase sempre garantida nos encontros de food trucks de Belo Horizonte e região, mas suas andanças podem ser conferidas em sua página do Facebook ou perfil no Instagram.

A Pão de Queijaria

Está Chovendo Hambúrguer - A Pão de Queijaria

Já falei d'A Pão de Queijaria aqui, mas não custa lembrar que é um café especializado em pães de queijo, e um dos três melhores lugares em Belo Horizonte para conferir o quitute. Das opções recheadas, uma não podia faltar nessa lista: o Hambúrguer Mineiro – pão de queijo Canastra, recheado com um hambúrguer de carne de boi, porco e salaminho italiano, acompanhado de cebola na cerveja preta, queijo Minas e alface americana.

Diferente dos pães de queijo, que são servidos na hora, o Hambúrguer Mineiro demora um pouquinho para ficar pronto, mas vale a espera, pois é bem bom. Só o preço que não é muito amigável, pelo tamanho e pelos acompanhamentos cobrados à parte. Ainda assim, uma excelente pedida.
  • Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 856 - Savassi

Santeria

Está Chovendo Hambúrguer - Santeria

Aberto em março de 2015, o Santeria é mais um bar descoladex na região da Savassi. O nome remete à religião afro-cubana, mas o cardápio passeia pela culinária de outros países latino-americanos como Peru e, principalmente, México. O forte da casa são os drinks, mas seu único hambúrguer, o Rivera, vale a visita para quem não bebe: pão tigre, hambúrguer de pernil com gengibre e raspa de limão, agrião d'água e pico de gallo, acompanhado de maionese de pimenta biquinho com coentro e limão.

Além de estar no oposto do espectro de cheddars e bacons, o Rivera é certamente um dos melhores hambúrgueres de Belo Horizonte, e entra fácil para o meu Top 3, por ser muito saboroso e suculento. O pico de gallo, que leva uma receita diferente, extraída do livro O Segredo de Frida Kahlo, é feito de manga, abacaxi, pepino, nabo, laranja, pimenta verde e suco de limão, mas diferente do que pode parecer, deixa o sanduíche bem mais gostoso, apesar de um pouco molhado.

Eu não acredito em Santeria, mas que tem algo de mágico nesse hambúrguer, isso tem.
  • Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 385 - Savassi

The Truck

Está Chovendo Hambúrguer - The Truck

Em atividade desde janeiro de 2015, o The Truck é mais um food truck a servir hambúrgueres artesanais, além de alguns petiscos. No dia que os encontramos, seu cardápio estava limitado a duas opções de hambúrgueres: Orleans Melt – pão, hambúrguer, cheddar e cebola maltada – e Alabama – pão, hambúrguer, cheddar e salada. Para acompanhar, mas pedida separadamente, era servida a Batata Ogro – batatas fritas rústicas, acompanhadas de uma maionese picante bem boa.

Eu pedi o Orleans Melt e o meu irmão escolheu o Alabama. O veredicto foi unânime: saboroso e bem leve, mas nada de tão especial. Ainda assim, melhor do que muito hambúrguer gourmet servido por aí, e com preços justos para o padrão dos food trucks belo-horizontinos.

Como a maioria dos food trucks de Belo Horizonte e região, o The Truck pode ser encontrado com facilidade nos eventos de gastronomia de rua da cidade, mas seu itinerário pode ser acompanhado no Instagram.

Two San

Está Chovendo Hambúrguer - Two San

Aberto há pouco mais de uma semana, o Two San é um restaurante com uma proposta inusitada: servir comida japonesa e americana, mais especificamente hambúrgueres. O cardápio, ainda provisório, traz 12 opções de sanduíches que também fogem um pouco – um tiquinho só, na verdade – do padrão, e os acompanhamentos – fritas ou onion rings – são servidos separadamente.

Eu pedi o Texican-Rex – peito de frango empanado, pimentões coloridos ao barbecue, cheddar fatiado, molho ranch de abacate e Doritos no pão de milho tostado na manteiga – e a Fernanda escolheu o Salad Crisper – peito de frango empanado, maionese, tomate, cebola roxa e alface americana no pão de hambúrguer tradicional tostado na manteiga. Minha cunhada, uma criança de 6 anos, nos acompanhava no dia e teve que encarar o The Cheesbieburger de 150g, queijo e ketchup rústico no pão de hambúrguer tradicional tostado na manteiga.

A Fernanda gostou bastante do sanduíche que pediu, mas sua irmã, obviamente, não conseguiu chegar à metade do Cheesbie, que eu acabei provando e achei bem parecido com os hambúrgueres do Eddie's. Meu pedido não foi ruim, pois gostei do Texican-Rex. Entretanto, acho que o sanduíche se beneficiaria com um pouco menos de pimentão, e poderia muito bem deixar de lado o Doritos, que não acrescentou em nada no sabor e muito menos à textura, pois o peito de frango já é muito, mas muito mesmo, crocante.

Acostumados a sair sozinhos, nunca nos demos conta da necessidade de um cardápio com opções mais amigáveis ao paladar infantil. Tem criança que adora comida japonesa, mas não é qualquer uma que vai achar interessantes as opções de sanduíches do Two San.
  • Endereço: Av. Assis Chateaubriand, 357 - Floresta

Veja também:

- Ouvindo: Dengue Fever - Ethanopium

Um comentário:

Gustavo Coelho disse...

Faltam ideias idiotas para retomar as tirinhas, mas elas sempre aparecem. Às vezes demora mesmo :-)