19 de outubro de 2015

Descobrindo BH - Está Chovendo Hambúrguer 5

Apesar de já ter publicado uma lista com os 5 melhores hambúrgueres de Belo Horizonte, a saga continua:

Bar Café Arcangelo

Está Chovendo Hambúrguer - Bar Café Arcangelo

Com 5 anos de existência, o Arcangelo é um dos lugares mais... despretensiosos que já conhecemos. Vizinho do Dub, o bar é outro a privilegiar os clientes com a bacanuda vista da arquitetura gótica do Centro de Referência da Moda

De propriedade do escultor argentino Santiago Calonga, o maior responsável por revigorar a vida noturna na sobreloja do Maletta, o café transpira arte e até mesmo um pouco de caos, o que acaba atraindo um público mais descoladex. Isso, entretanto, não significa que gente menos inconvencional seja mal recebida.

Drinks predominam no cardápio, que muda de tempos em tempos, mas além das bebidas e petiscos encontramos três opções – uma delas vegana – de hambúrgueres, das quais escolhemos o sem frescura Hamburguesa – pão de batata, hambúrguer artesanal de 180g, alface, tomate, queijo, presunto e bacon.

Contrariando minha expectativa, o sanduíche estava bem bom. A carne, suculenta e bem temperada, me remeteu aos hambúrgueres caseiros que a Fernanda e/ou o meu irmão fazem de vez em quando. Certamente um dos melhores da cidade.
  • Endereço: Rua da Bahia, 1148 - Centro

La Tosqueria

Está Chovendo Hambúrguer - La Tosqueria

Aberto em 2008, o La Tosqueria é um bar sem muita frescura, como o nome deixa claro. Isso não quer dizer, entretanto, que o atendimento seja ruim ou a comida de baixa qualidade. Pelo contrário. Drinks são o forte da casa, obviamente, mas o cardápio conta com 9 opções de sanduíches, das quais 5 são hambúrgueres. De uns tempos para cá rolam hambúrgueres especiais, mas o período de disponibilidade é curto, infelizmente.

Como as opções mais interessantes de hambúrgueres "oficiais" da casa envolvem queijo mofado, do qual ambos somos alérgicos, ou pimenta calabresa, que é coisa do demônio, pedimos o La Tosca – hambúrguer artesanal bovino, alface, tomate e queijo muçarela. O sanduíche, como é de se imaginar, é bem simples, mas igualmente saboroso. Havia um excesso de alface até mesmo para os padrões da Fernanda, mas não é nada que atrapalha.

Espero que o hambúrguer especial de julho – hambúrguer de carne de porco, queijo brie, vinagrete de cebola roxa e rúcula – dê as caras novamente, pois assim terei um motivo bem forte para voltar ao La Tosqueria.
  • Endereço: Rua Cláudio Manoel, 329 - Funcionários

Nick Prime Sandwiches

Está Chovendo Hambúrguer - Nick Prime Sandwiches

Belo Horizonte é considerada por muitos a "capital dos bares", com novos estabelecimentos surgindo a todo momento. As regiões que costumam (ou passam a) abrigar muitos deles viram pontos de referência para a vida noturna da cidade. Exemplos não faltam: Savassi, Sion, Lourdes, Santa Tereza e, mais recentemente, a Rua Alberto Cintra, no bairro União.

De uns anos para cá a rua, que até então era pouco movimentada e insegura mesmo durante o dia, viu surgir uma boa leva de bares e restaurantes, com casas de comida japonesa, espetinhos, cervejas artesanais, entre outros. Como já é de se esperar, não poderia faltar uma sanduicheria, no caso a Nick Prime Sandwiches, que serve uns hambúrgueres bem interessantes.

A Fernanda pediu o Moraes – pão de hambúrguer, hambúrguer de picanha, alho frito, queijo prato, tomate e agrião – e eu escolhi o Scrumburguer – pão de hambúrguer, hambúrguer de picanha, queijo prato, bacon, onion rings, molho barbecue e pimenta jalapeño. Ambos concordamos em uma coisa: os sanduíches possuem uma combinação adequada de ingredientes, são bem montados e saborosos, e estão acima da média do que se vê por aí. O meu tinha algo que amargava de vez em quando, mas eu o incluo com tranquilidade na lista dos 10 melhores hambúrgueres da cidade.
  • Endereço: Rua Alberto Cintra, 56 - União

Rock City Hamburgueria

Está Chovendo Hambúrguer - Rock City Hamburgueria

Uma vez por mês acontece em BH a Feirinha Aproxima, com uma boa seleção de representantes da gastronomia mineira. Na última edição da Virada Cultural, a feira itinerante tomou os jardins da Casa Fiat de Cultura, aos fundos do Palácio da Liberdade.

Entre as tradicionais barracas de queijo, quitandas, café, cerveja artesanal e tudo mais, encontrei o food truck da Rock City Hamburgueria. Com pouco tempo de estrada – tum dum tss –, o food truck leva a assinatura do Art Club Gourmet, um espaço que oferece cursos e estrutura para eventos de gastronomia.

Não sei se é sempre assim, mas no dia havia uma única opção de hambúrguer, o Jazz, que é praticamente um clone gourmet do Cheddar McMelt – hambúrguer de picanha, cheddar cremoso, cebola caramelizada no shoyo, servidos no pão australiano. O hambúrguer, apesar de saboroso, não tem nada de especial e o seu valor é, no mínimo, inflacionado, uma prática bem comum entre os food trucks da moda. A vantagem é que o sanduíche, de tão proporções tão econômicas, deixou espaço para o excelente Cachorro Quente Mineiro, da linguiça artesanal Würscha.

O itinerário da Rock City Hamburgueria pode ser acompanhado em sua página do Facebook ou perfil no Instagram.

Sholl's Fine Burger

Está Chovendo Hambúrguer - Sholl's Fine Burger

Inaugurada em abril deste ano, a Sholl's Fine Burger é uma hamburgueria instalada em um antigo casarão da Savassi, com decoração inspirada nos sucessos do cinema e uma proposta que lembra bastante a do Eddie's, mas com um atendimento melhor.

O cardápio, apesar das muitas opções, é pouco criativo, e os únicos sanduíches que acabaram por chamar a nossa atenção foram o Blade – hambúrguer de cordeiro, muçarela de búfala, creme de hortelã e alface americana – e o Spock – hambúrguer de costelinha desossada, queijo cheddar, molho barbecue, alface e tomate. A Fernanda, que já havia gostado do hambúrguer de cordeiro da Lucy Sanduicheria, achou o Blade meio sem graça; eu, que não acho que muçarela de búfala combine com qualquer coisa, provei o Spock e não achei ruim, mas fiquei com a impressão da carne ser industrializada, com sabor artificial.

Pela localização, amplo espaço e preços menos abusivos, a Sholl's Fine Burger parece uma opção interessante para as hordas de adolescentes que vagam pela Savassi. Para quem está interessado apenas em um bom hambúrguer, Belo Horizonte tem opções bem melhores.
  • Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1238 - Savassi

Veja também:

- Ouvindo: Pizzicato Five - La Règle Du Jeu

Nenhum comentário: