21 de setembro de 2015

Index Librorum - The Martian (Andy Weir)


Em um futuro não tão distante, a humanidade envia seu terceiro grupo de astronautas a Marte. A missão ainda está no início, quando uma tempestade de areia atinge o sítio de exploração, colocando em risco o retorno da tripulação, que se vê obrigada a sair do planeta antes do planejado.

Em meio à operação de evacuação, um dos astronautas – o botânico e faz-tudo Mark Watney – acaba perfurado por uma antena quebrada como consequência da tempestade, e o pior: a força do vento o joga para longe dos seus colegas de equipe, que não têm outra opção a não ser deixá-lo para trás, visto que seus sinais vitais foram interrompidos.

Para sorte (ou não) de Mark Watney, ele sobrevive ao acidente. Sem ter como comunicar-se com a NASA, sua esperança é manter-se vivo até a próxima missão Ares, na qual pretende ser resgatado. Para isso, o astronauta precisa, entre outras coisas, cultivar alimentos no solo árido e infértil do planeta em que acabou preso.

7 de setembro de 2015

Index Librorum - Juvenília (Carlos Aquino)

Index Librorum - Juvenília (Carlos Aquino)

"E a memória não passa de um trailer reverso de um filme que não terá mais reprises. Mesmo este exato instante se esgotará e um dia haverá mais trailers em minha cabeça do que histórias a filmar. E depois, o pó."

Fragmentos de memória. Passado e presente – presente? – intercalam-se; um livro dentro do livro.

Magia, Timothy Darkdream, Círculo Interno, Tarô, uma mandala perdida em um banheiro feminino. Número Dois. Verão do Amor, Classe de 92. Lim Iakeda, Melanie Bates, Francine, Judith. A imprevisível Lim Iakeda e seu sorriso enigmático... Um anúncio de acompanhante.

Neverland, Sandman, Sodoma.

Neva em Sodoma. Uma sombra espreita, o cão negro de Winston Churchill. "Será que existe uma data específica para o fim de uma esperança?" – pergunta o narrador.

"Fate
Up against your will
Through the thick and thin
He will wait until
You give yourself to him"