17 de abril de 2016

365 Vidas - Arcane Sourcery


Bem antes dos celulares, os jogos casuais dominaram outro ecossistema: os browsers, por conta da simbiose com o plugin do Flash Player. A proliferação da praga foi tamanha, que deu origem a “portais” até hoje dedicados exclusivamente a esses jogos, que não param de surgir.

Com a evolução da sua linguagem de script, o Flash não ficou restrito a joguinhos casuais; aí estão Abobo's Big Adventure e Machinarium para não me deixar mentir. Arcane Sourcery seria mais um bom exemplo desses jogos mais complexos desenvolvidos com a ferramenta, se não fosse por um defeito/detalhe: ele tem cara (e jeitão) de jogo feito para browser.

Qual o problema disso? Nenhum, se ele não estivesse à venda no Steam...

Arcane Sourcery é um jogo de estratégia por turnos, pertencente ao subgênero que se convencionou chamar de 4X: "eXplore, eXpand, eXploit, and eXterminate". Traduzindo: espalhar suas unidades pelo mapa, para descobrir novas áreas, expandir seu território e coletar recursos, tudo com o objetivo de eliminar seus adversários.

No jogo você é um rei feiticeiro cujo objetivo, obviamente, é conquistar mundos, eliminando os adversários em seu caminho. Seus soldados pertencem a uma das três facções: High-Men (Cavaleiros), Elfos ou Amazonas. Além dos exércitos, você dispõe de magias de um dos quatro círculos: Vida, Necromancia, Caos ou Natureza. Dos mundos a conquistar, mais três opções: Tolkia, Zamma ou Elysian Fields. Bacana, não? Nem tanto...

Arcane Sourcery não é do tipo que faz a minha cabeça, pois não tenho muita paciência com jogos de estratégia e microgerenciamento, mas o fato é que o jogo é meio tosco, apesar de bastante ambicioso. Se fosse mais redondinho, sem bugs e sem “cara de Flash”, eu daria uma segunda chance? Certamente não, porque ele não deixaria de ser chato.

Nenhum comentário: