30 de setembro de 2016

Mão na Massa - Hambúrguer de Porco

Mão na Massa - Hambúrguer de Porco

Há pouco mais de um ano eu comecei a fazer pão integral e, desde então, não parei mais. "Mas você tem a máquina?", me perguntam quando o assunto surge, e a resposta é sempre a mesma: "Não. Faço no braço mesmo, a cada quatro dias."

Por gostar bastante de hambúrguer, o que deve ser meio óbvio para os três leitores desse blog, eu me propus a testar uma receita de pão de hambúrguer. Como todas as que encontrei se pareciam com um pão doce, escolhi o caminho mais fácil: uma receita do meu irmão.

E já que eu estava animado a fazer bagunça, aproveitei também para fazer o hambúrguer, coisa que eu nunca tinha feito na vida, e o molho para acompanhá-lo. As escolhas: hambúrguer de porco e pico de gallo, combinação inspirada pelo excelente Rivera, do Santeria.

O molho

O pico de gallo é tipo um vinagrete mexicano e não faltam receitas por aí, mas eu acabei optando por uma mais "suave", trocando a pimenta jalapeño por pimentão e, atendendo aos pedidos da Fernanda, usando salsinha em vez de coentro.

Ingredientes:
  • 1 tomate
  • 1/2 cebola roxa
  • 1/4 pimentão vermelho
  • 1 dente de alho
  • Suco de 1/2 limão
  • Salsinha a gosto
  • Azeite a gosto, mais ou menos na mesma quantidade do suco de limão
  • Sal a gosto

Preparo:
  1. Retirar as sementes do tomate e picar bem
  2. Picar bem a cebola, o pimentão, o alho e a salsinha
  3. Acrescentar o suco de limão, o azeite e o sal
  4. Misturar todos os ingredientes, cobrir a vasilha com plástico filme e deixar na geladeira por, no mínimo 2 horas, enquanto prepara o hambúrguer

O hambúrguer

Hambúrguer não tem muito segredo, pois é basicamente carne moída moldada em formato de disco. Tem gente que adiciona ovo ou farinha para dar liga, mas aí vira, na minha opinião, croquete.

O meu irmão - olha ele aí de novo - tem algumas receitas de hambúrguer, incluindo uma com carne de porco, mas dele eu só roubei peguei um ingrediente, que virou a arma secreta do sanduba, pois combinou bem demais com o pico de gallo: gengibre.

Ingredientes:
  • 400g de lombo moído
  • Gengibre ralado a gosto

Preparo:
  1. Misturar bem os ingredientes
  2. Dividir a carne em duas porções
  3. Modelar os hambúrgueres
  4. Levar ao congelador por, no mínimo, 1 hora, aproveitando para fazer o pão

O pão

Como esse experimento estava sendo conduzido para duas cobaias, dividi a receita do pão pela metade, mas ainda assim rendeu bastante.

Ingredientes:
  • 500g de farinha de trigo
  • 100g de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 15g de fermento fresco
  • 200ml de leite em temperatura ambiente
  • 5g de sal
  • 50g de manteiga

Preparo:
  1. Dissolver o fermento fresco no leite
  2. Adicionar o açúcar e misturar bem
  3. Adicionar o ovo, a farinha e continuar misturando
  4. Acrescentar o sal e misturar até incorporar
  5. Acrescentar a manteiga e sovar até ficar homogêneo
  6. Deixar a massa descansando por 30 minutos, enquanto dá uma arrumada na bagunça
  7. Dividir a massa em 8 bolas e deixar descansando por mais 20 minutos, tempo suficiente para deixar o forno aquecendo a 230º, escolher outra playlist e limpar o resto da bagunça
  8. Achatar as bolas de massa para tirar o ar, dar o formato desejado do pão e pincelar ovo batido
  9. Levar ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até corar

O sanduíche

Para não fazer muita sujeira, os hambúrgueres também foram feitos no forno, que já estava quente por conta do pão. Antes de assar, vale lembrar, a carne foi temperada apenas com sal a gosto. Como não somos muito da turma dos mal passados, esse processo durou aproximadamente 30 minutos, 15 de cada lado, com o forno a 280º.

Para a montagem do Porkins, nome dado ao sanduíche em homenagem ao piloto rebelde abatido durante a Batalha de Yavin, usei duas combinações diferentes: a minha levou pão, maionese, hambúrguer e pico de gallo; a Fernanda optou por pão, rúcula, hambúrguer e pico de gallo.

O veredicto

Apesar de não ter muita intimidade na cozinha, deixo a modéstia de lado para dizer que meu primeiro hambúrguer ficou bom bagarai! A Fernanda também gostou bastante e ficou animada para repetirmos a experiência, mas antes de testar outro sanduíche é hora nos aventurarmos na pizza.

- Ouvindo: Crystal Skulls - Hussy

Nenhum comentário: