28 de outubro de 2016

Mão na Massa - Pão de Queijo

Mão na Massa - Pão de Queijo

Há pouco tempo alguns (mimi)mineiros ficaram ofendidos com o fato do Jamie Oliver ter dito que o melhor pão de queijo que comeu foi em São Paulo. Tendo em vista que esse, provavelmente, foi um dos poucos pães de queijo que ele provou, e que gosto - já diria meu irmão - “é igual braço, pois nem todo mundo tem”, eu deixo o assunto para os mais desocupados.

Além das nossas andanças em busca dos melhores hambúrgueres, já saímos atrás também dos melhores pães de queijo de BH. O veredicto foi unânime: tirando os feitos em casa, os mais saborosos são os servidos na Pão & Companhia.

Meu irmão - olha ele aí de novo - tem duas receitas de pão de queijo. Uma delas leva apenas três ingredientes: polvilho azedo, creme de leite e parmesão ralado. Na ausência do parmesão e por preguiça de sair para comprar, eu acabei testando essa receita com um queijo da Serra do Salitre, que tem um sabor forte como o parmesão, mas é mineiro, uai.

Esse pão de queijo de três ingredientes, apesar de crocante, ficou um pouco aquém das nossas expectativas. O jeito, então, foi testar a segunda receita, também simples de fazer, mas com mais ingredientes. A única coisa que fizemos de diferente foi trocar a muçarela por mais queijo, e é essa receita que temos feito desde então.

Ingredientes:
  • 600g de queijo canastra ralado. Dê preferência a um queijo mais curado e firme, pois ralar queijo fresco é bem complicado. Queijos do Serro ou da Serra do Salitre ficam bem bons também, e se você quiser gourmetizar inventar moda, misture um pouco de cada
  • 500g de polvilho doce
  • 200g de manteiga
  • 100ml de leite
  • 3 ovos
  • 10g de sal, mas é bom conferir antes se o queijo está mais salgado, para dosar a quantidade

Preparo:
  1. Misturar tudo até ficar bem homogêneo e com o braço doendo
  2. Dividir em bolinhas, que em tamanho coquetel rendem umas 100 unidades
  3. Levar ao forno aquecido a 250º por uns 20 minutos ou até dourar

Se não quiser assar tudo, basta congelar e depois assar normalmente, como qualquer pão de queijo industrializado que se vende por aí.

- Ouvindo: Teenage Fanclub - Thin Air

Nenhum comentário: