14 de outubro de 2016

Mão na Massa - Pizza

Mão na Massa - Pizza

Meu irmão - sempre ele - tem uma receita de massa de pizza, mas eu não me lembro o porquê e nem como acabei “esbarrando” nesse vídeo do Adenilson Pizzaiolo:


Sem frescuragens a estética hipster, sem o tom adolescente youtuber, sem emular o Larica Total, e com um jeitão super calmo e muito didático, o Adenilson desmistificou o que, para mim, parecia coisa de iniciados, de gente pertencente a uma guilda de pizzaiolos com direito a aperto de mão e sinais secretos: fazer pizza!

Ingredientes:

Apesar do Adenilson listar tudo lá no vídeo dele, esses aqui foram os que usei:
  • 1 quilo de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 20g de açúcar mascavo
  • 10g de sal
  • 500ml de água morna
  • 40ml de azeite
  • 15g de fermento biológico fresco

Preparo:

O melhor jeito de aprender a fazer a massa é assistindo ao vídeo, mas é mais ou menos assim:
  1. Dissolver o fermento, misturando-o com o açúcar
  2. Acrescentar o ovo, o sal e o azeite e misturar
  3. Acrescentar a água e misturar
  4. Acrescentar a farinha e misturar bem, até virar uma espécie de farofa
  5. Depois de bem misturada, sovar bastante - bastante mesmo - a massa até ficar homogênea
  6. Deixar a massa - e você - descansando por uns 5 minutos
  7. Dividir a massa em 5 bolas de mesmo tamanho (ou 4, se você quiser uma pizza com a massa mais alta). Cada bola vira uma pizza média e, se você não for assar todas, envolva com plástico filme e congele
  8. Polvilhar farinha por cima das massas que for utilizar e cobrir com um pano úmido, deixando descansar por uns 40 minutos até dobrarem de tamanho

Depois de pronta a massa, basta abri-la no formato que desejar. Eu, que estava me achando o mestre pizzaiolo, tentei abri-la na mão, mas acabei partindo para o bom e velho rolo após muita luta. Uma vez aberta a massa, é só levá-la ao forno aquecido em alta temperatura para pré-assar por algo em torno de 3 a 5 minutos.

Duas dicas que não estão no vídeo, que aprendemos com o cozinheiro (e pizzaiolo) de um restaurante que frequentamos: antes de pré-assar, faça furos na massa para não dar bolhas; após pré-assar, coloque a massa em um saco plástico e deixe por uns 5 minutos antes de montar a pizza, para que a massa não fique seca.

Como nosso forno é meio barra pesada e eu ainda não conhecia o paranauê de deixar a pizza pré-assada no saco plástico, a massa ficou meio seca e bem crocante, coisa compatível com nosso gosto. De recheio, tentamos duas combinações: muçarela e molho de linguiça de pernil com pimenta biquinho, que ficou muito pesado, e a tradicional Margherita, com muçarela, tomate, manjericão e alho picado, que não tem erro.

- Ouvindo: Dent May - Face Down In The Gutter Of Your Love

Nenhum comentário: