18 de novembro de 2016

Mão na Massa - Hambúrguer de Frango

Mão na Massa - Hambúrguer de Frango

Por conta da chuva que não deu descanso no fim de semana passado, em vez de sairmos para nossas longas e tradicionais caminhadas pela cidade, acabamos ficando em casa e essa foi a única desculpa - eu não preciso de nenhuma, na verdade - que eu precisei para preparar, de almoço, um hambúrguer para mim, pois a Fernanda optou por um prato chamado "salada", mas esse negócio eu ainda não conheci e nem sei dizer se é bom.

O Hambúrguer

Meu irmão - sempre ele - tem uma receita de hambúrguer de frango bem bom, que eu acabei utilizando apenas como inspiração, pois optei por fazer um blend maroto que serviu para dar a liga que o "bife" precisa.

Ingredientes (1 hambúrguer):
  • 120g de peito de frango
  • 60g de linguiça de frango
  • Tempero da preferência a gosto, mas eu usei uma combinação de cebola, alho, salsinha, manjericão e orégano, todos desidratados

Preparo:
  1. Cortar o peito de frango em pequenos pedaços
  2. Retirar a película da linguiça
  3. Em um processador, moer o peito de frango junto com a linguiça e os temperos
  4. Modelar o hambúrguer
  5. Levar ao congelador por, no mínimo, 1 hora

Como eu não tenho muita intimidade com as panelas e não estava disposto a impermeabilizar as paredes e o chão com azeite, eu assei meu hambúrguer no forno. Para evitar que a carne grudasse no tabuleiro, eu depositei o hambúrguer sobre uma fina camada de sal, seguindo a mesma lógica de um fondue na pedra. Esse processo durou 30 minutos, sendo 15 de cada lado.

Montagem

Para montar o sanduíche, que ganhou o nome de Frangolino por razões óbvias, eu usei pão de milho levemente tostado na manteiga, alface, o hambúrguer, queijo prato e raspas de limão. Algumas fatias de tomate harmonizariam bem, mas não fizeram falta.

O Veredito

Apesar de não ter ficado tão bom quanto o Porkins, esse hambúrguer de frango agradou bastante, tanto que acabei repetindo a dose no feriado. Mas só porque estava chovendo, sabe como é.

Veja também:

- Ouvindo: Gun Outfit - Legends of My Own

Nenhum comentário: