1 de novembro de 2017

Descobrindo o Rio: Cozinha Comuna e Pub Escondido, CA

Não é novidade para os três leitores deste blog que estivemos na cidade do Rio de Janeiro para conferir a última edição da Jedicon carioca. Como é de se imaginar, aproveitamos a viagem para caçar bons hambúrgueres na Cidade Maravilhosa; o tempo, infelizmente, foi curto, mas as descobertas valeram a pena:

Cozinha Comuna

Descobrindo o Rio: Cozinha Comuna
Smokey: pela foto não parece, mas é um hambúrguer bem bom

Instalada há 6 anos em um casarão no bairro de Botafogo, a Cozinha Comuna é o braço gastronômico de um grupo multidisciplinar que une também música e artes visuais.

A casa segue a filosofia de trabalhar com produtores locais e ingredientes de origem conhecida; as carnes, por exemplo, vêm de um pequeno produtor e os quatro blends criados para os hambúrgueres carregam, por conta da limitada produção, a ideia de aproveitar a maior quantidade de cortes possível.

Estivemos lá eu, a Fernanda, meu irmão e minha cunhada, e a escolha de todos foi o quase unânime Smokey: blend de costela, vazio, lagarto, peixinho e maminha temperado com tomilho, alho assado, bacon, páprica defumada, sal e fumaça em pó, servido no pão cemita - uma espécie de brioche mexicano - com queijo, alface americana, maionese de limão siciliano com hortelã e picles de cebola na cerveja stout.

Hambúrguer muito bom, que pretendemos repetir em uma próxima visita ao Rio. Só não podemos cometer, na próxima visita, o mesmo erro de chegar tarde, pois a casa fica bem cheia e com fila na porta.


Pub Escondido, CA

Descobrindo o Rio: Pub Escondido, CA
Inconfidentes Burger: hambúrguer carioca com jeitin' mineiro

A primeira coisa que me veio à mente, quando fomos convidados a conhecer o Escondido, CA, foi uma dessas hamburguerias de bairro, que ganham apelidos ou nomes irônicos em função de alguma característica como, por exemplo, ser difícil de encontrar; o nome da casa, entretanto, não é um desses casos, mas uma referência à cidade californiana chamada - obviamente - Escondido, do condado de San Diego.

Inaugurado em 2016 e localizado no bairro de Copacabana, o pub conta com 24 torneiras de chope abastecidas com rótulos artesanais nacionais e importados. Como nós não bebemos, fomos lá pelos hambúrgueres e, por não negarmos nossa mineirice, escolhemos o Inconfidentes Burger: pão Guerin, hambúrguer de Angus de 200g, queijo canastra, bacon frito no melado de cana e crisps de couve.

Já provamos bons hambúrgueres com jeitin' mineiro, mas - ironicamente, já que não estávamos em Minas - nenhum tão saboroso; a única desvantagem do sanduíche é que teremos que voltar ao Rio para repeti-lo, mas quem disse que voltar à cidade será um problema?


Mapa



Veja também:

- Ouvindo: The War On Drugs - Holding On

Nenhum comentário: