1 de novembro de 2020

Dungeon Crawl Narrativista com Dungeon World e Mythic Variations II (Parte 1)

Dungeon Crawl Narrativista com Dungeon World e Mythic Variations II (Parte 1)

Embora eu tenha sido DM de AD&D no século passado, quando voltei ao hobbie em carreira solo, me converti — como diria o Tio Nitro — à Igreja do Apocalipse, em especial o Dungeon World.

Conheço quase nada dos trocentos PbtA que existem por aí, mas imagino que a maioria (se não todos) possui a mecânica de Vínculos, que é totalmente voltada para a interação entre personagens. Talvez isso seja trabalhoso de tratar em modo solo, mas a mecânica dos Movimentos — que são praticamente mini-oráculos — e a filosofia de "jogar para descobrir" encaixam-se perfeitamente nessa forma de jogar RPG.

Minha ideia para jogar (e conhecer) o Dungeon World é encarar uma partida solo com cada classe de personagem; assim, seguindo em ordem alfabética, comecei com o Bárbaro. Como emulador de mestre, utilizei o Mythic Variations II e, quando necessário, o oráculo de Intervenções do Mestre de Jogo, do 2d10Solo.

Por fim, para a geração de uma masmorra, eu poderia ter recorrido ao Four Against Darkness, NoteQuest ou ao método descrito por Gary Gygax na primeira edição da The Strategic Review, para citar alguns, mas acabei utilizando/testando uma compilação própria de tabelas.

Dungeon Crawl Narrativista com Dungeon World e Mythic Variations II (Parte 1)

Em vez de estabelecer um background para o personagem, sua história começa com ele desacordado e sem memórias de quem é ou como foi parar onde está. Com isso, surgiram três threads para o Mythic:

  • Descobrir quem é
  • Descobrir onde está
  • Descobrir por que está lá
PERSONAGEM: Bárbaro sem nome
    - Atributos:
        . Força: 15 (+1)
        . Destreza: 13 (+1)
        . Constituição: 16 (+2)
        . Inteligência: 9 (0)
        . Sabedoria: 12 (0)
        . Carisma: 8 (-1)
    - Armadura: 1
    - Pontos de Vida: 24
    - Dano: 1d10
    - Movimentos:
        - Desimpedido e Ileso
        - Apetite Hercúleo: Pura destruição; Fama e glória
    - Aparência: olhos assombrados, músculos poderosos, tatuagens estranhas e roupas totalmente inapropriadas para o clima
Segmento 1 da Masmorra
    . Quarto pequeno, escuro e sem janelas
    . Fator de Caos: 4

O bárbaro acorda em um aposento pequeno e sem janelas. Está muito escuro e frio, e ele não sabe porque está ali. Ele nem mesmo consegue se lembrar de quem é. Sua cabeça dói, mas ele não consegue mais dormir e precisa sair dali.

FATE CHART QUESTION: "O bárbaro está armado?" » RESULT: EXCEPTIONAL NO
    . O bárbaro não só está desarmado, como também está amarrado.

Ao perceber que está amarrado, o bárbaro vasculha a escuridão à procura de algo que possa usar para romper as cordas…

Discernir Realidades: 7
    - O que eu considero útil ou valioso aqui?
        . As cordas com as quais foi amarrado.

O bárbaro tenta romper as cordas…

Desafiar o Perigo (FOR): 6
    - Intervenção do Mestre: Oferecer uma oportunidade para o Protagonista com um custo
        . O bárbaro consegue esgarçar as cordas, o que as torna inúteis para qualquer uso futuro.

Livre das cordas, o bárbaro segue para a porta…

FATE CHART QUESTION: "A porta está trancada?" » RESULT: YES

Sem paciência, o bárbaro tenta arrombar a porta…

Desafiar o Perigo (FOR): 4
    - Intervenção do Mestre: Mostrar sinais de uma ameaça vindoura ou introduzir um novo Coadjuvante Antagonista ou Facção Antagonista
        . O bárbaro consegue ouvir alguém se aproximando…
DETAIL CHECK QUESTION: "Quem está se aproximando?"
» RESULT: [ FOCUS NPC : <NO NPCS AVAILABLE> ]
» MEANING: [ INTENSELY / VALUABLE ]
DETAIL CHECK QUESTION: "O que a pessoa pretende fazer?"
» RESULT: [ FOCUS PC : Bárbaro ]
» MEANING: [ PURSUE / PAIN ]
Gênero e/ou Aparência do Coadjuvante: Ambíguo

O bárbaro escuta a porta sendo destrancada. Quando ela se abre, uma figura encapuzada aparece. Sobre seu manto é possível ver um grande medalhão dourado, e em sua mão ela traz uma cimitarra ricamente decorada, que ergue para atacar o bárbaro!

Desarmado, o bárbaro prepara-se para tentar desviar do golpe e jogar seu atacante contra a parede…

Desafiar o Perigo (DES): 11
Matar e Pilhar: 12
    - Dano: 7

Assim que o encapuzado ataca, o bárbaro desvia, agarra seu braço e o joga contra a parede com toda a força possível. A figura encapuzada parece sentir o baque, pois hesita um pouco, mas tenta desferir outro golpe!

O bárbaro lança-se em direção à figura encapuzada para segurar seu braço e tentar desarmá-la…

Matar e Pilhar: 13
    - O bárbaro agarra a mão do seu atacante e a bate com muita força na parede, fazendo a cimitarra cair no chão.

O bárbaro tenta recolher a cimitarra do chão, antes que o encapuzado faça o mesmo…

Desafiar o Perigo (DES): 7
    . O bárbaro consegue segurar recolher a cimitarra, mas recebe um chute na barriga enquanto ainda está abaixado.
	    - Dano: 3 -> PV: 21

O chute não consegue tirar bárbaro de ação, e ele se levanta já tentando cravar a cimitarra no interior do capuz…

Matar e Pilhar: 10
    . A cimitarra atinge o pescoço do encapuzado logo abaixo do queixo. A força que o bárbaro coloca é tanta, que ele quase consegue decaptar seu atacante.
        - Dano: 9
DETAIL CHECK QUESTION: "Quem era o encapuzado?"
» RESULT: [ FOCUS PC : Bárbaro ]
    . O encapuzado era um homem magro, de estatura semelhante à do bárbaro. Algo nos seus traços indica que ambos vieram da mesma região.

Com o encapuzado morto aos seus pés, o bárbaro recolhe o medalhão.

DETAIL CHECK QUESTION: "Como é o medalhão?"
» RESULT: [ DISFAVOURS THREAD : Descobrir quem é ]
» MEANING: [ HELPLESSLY / EMPTY ]
    . Embora pareça valioso, o medalhão não tem nada de especial, que possa dar alguma informação extra sobre o encapuzado.
FATE CHART QUESTION: "Há mais alguma coisa útil/valiosa no corpo da figura encapuzada?" » RESULT: YES
DETAIL CHECK QUESTION: "O que há de útil/valioso no corpo da figura encapuzada?"
» RESULT: [ FEAR : Bárbaro ]
» MEANING: [ FIERCELY / WARM ]
    . Pendurado na cintura do encapuzado, o bárbaro encontra um ferro de marcar.
FATE CHART QUESTION: "Há algo no ferro de marcar que ajude o bárbaro a se lembrar de quem é?" » RESULT: EXCEPTIONAL NO
    . O bárbaro não consegue nem se lembrar de qual objeto está segurando.

Pensando que encontrou um novo tipo de arma mágica, o bárbaro recolhe o ferro de marcar e deixa o aposento.

Continua…

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