"Não está morto o que pode eternamente jazer,Em eras remotas o mundo foi habitado por entidades de poder cósmico, e Cthulhu, um "(...) monstro de perfil meio antropóide, mas com uma cabeça de polvo (...), garras prodigiosas nas patas dianteiras e traseiras, e asas longas e estreitas nas costas", encontra-se atualmente adormecido na cidade submersa de R'lyeh. No momento em que as estrelas estiverem alinhadas, Cthulhu acordará de seu sono e emergirá para subjugar novamente a Terra.
E em eras estranhas até a morte pode morrer."
Desenvolvido pela Zeboyd Games, Cthulhu Saves the World (CSTW) é um RPG que começa justamente no momento em que Cthulhu retorna à superfície, quando seus poderes são anulados pela ação de um "misterioso estranho". Para a sorte da humanidade - diz o narrador - a única forma de Cthulhu anular esta maldição seria fazendo o inimaginável: tornar-se um herói.
Neste momento Cthulhu rompe a quarta barreira e avisa que descobriu, ao ouvir escondido a explicação do narrador, como reconquistar seus poderes. A partir daí o jogador assume o comando da entidade cósmica em sua busca para tornar-se um herói, com o único objetivo de recuperar seus poderes, trazer R'lyeh novamente à superfície e destruir o mundo!