21 de dezembro de 2015
Chá de VHS - Star Wars Holiday Special
A cada três anos celebra-se em Kashyyyk o Dia da Vida, um dia sagrado para os wookies. Chewbacca é um desses que segue firmemente a tradição de voltar ao seu planeta nesta época, mas o encontro com tropas do Império pode atrapalhar os seus planos.
Para a sorte do wookie, Han Solo está disposto a ajudá-lo a chegar em casa. A dupla só não imagina que Darth Vader, à procura dos rebeldes envolvidos com a destruição da Estrela da Morte, ordenou um bloqueio a Kashyyyk, impedindo qualquer um de entrar ou sair do planeta.
Enquanto Chewie não volta para Kashyyyk, cabe à sua família lidar com os oficiais do Império que invadiram sua casa para buscar provas que possam conectar os wookies à Rebelião.
Tag(s):
3.0,
Chá de VHS,
Filmes,
Star Wars,
Star Wars Genérico,
Trash
14 de dezembro de 2015
De Volta a Twin Peaks - Primeira Temporada, Episódio 7 (Season Finale)
Twin Peaks é uma cidade pequena localizada ao norte do estado de Washington, na fronteira dos EUA com Canadá. Há uma semana, a rotina dos seus 51.201 habitantes foi virada ao avesso com a descoberta do corpo de Laura Palmer às margens do rio, enrolado em plástico.
Laura Palmer era uma garota de 17 anos que, como tantos outros na cidade, vivia uma vida dupla. Muitos conheciam seu lado de boa moça – alguns chegavam até mesmo a chamá-la de "Santa Laura", pelo seu envolvimento voluntário em programas como o Refeições Sobre Rodas, por exemplo –, mas poucos estavam familiarizados com seu histórico de vício em cocaína e envolvimento com prostituição, ambos frutos de um lado obscuro corrompido pelo mal que habita a floresta ancestral de Twin Peaks.
De uma longa lista de suspeitos, apenas dois ainda permanecem sob a mira da polícia: o traficante Jacques Renault e o violento caminhoneiro Leo Johnson, com os quais Laura esteve na noite em que foi assassinada. Um terceiro homem também pode estar envolvido no crime, mas os investigadores nada sabem a seu respeito. Seria ele BOB, o homem de cabelos brancos visto por Sarah Palmer?
Há quem possa justificar a morte de Laura Palmer em função do seu estilo de vida, mas o fato é que a jovem foi vítima de um serial killer. Por uma questão de jurisdição, a investigação do crime ficou a cargo do FBI, representado por Dale Cooper, um agente de metodologias incomuns, obcecado por café e tortas de cereja, que se infiltra no cassino/bordel canadense One-Eyed Jack's para encontrar Jacques Renault.
7 de dezembro de 2015
De Volta a Twin Peaks - Primeira Temporada, Episódio 6
Jacques Renault é o principal suspeito do assassinato de Laura Palmer. O canadense trabalhava como barman no Roadhouse, de onde comandava um esquema de tráfico de drogas com Leo Johnson e Bobby Briggs, financiado pelo figurão Benjamin Horne.
Evidências encontradas no apartamento de Renault indicam que o canadense atuava como cafetão de Laura e Ronette Pulaski, com as quais esteve na noite em que a jovem fora assassinada. O mainá, uma ave capaz de imitar falas, surge como uma improvável testemunha do que aconteceu naquela noite do dia 23 de fevereiro de 1989, e pouco do que ele "diz" antes de ser eliminado por Leo Johnson consegue, ao menos, ligar o caminhoneiro às agressões sofridas por Laura no dia da sua morte.
30 de novembro de 2015
De Volta a Twin Peaks - Primeira Temporada, Episódio 5
Jacques Renault, o mais novo suspeito do assassinato de Laura Palmer, está foragido, e a equipe responsável pela investigação, comandada pelo agente especial Dale Cooper e pelo xerife Truman, está no apartamento do barman canadense coletando provas, à medida que devoram dezenas de donuts e alguns litros de café.
Uma das primeiras evidências encontradas no local é a camisa ensanguentada de Leo Johnson, o maior suspeito até então, plantada por Bobby Briggs na noite do dia anterior. Além de um exemplar da revista Flesh World, que confirma a ligação de Laura, Ronette, Leo e Jaques em uma trama de prostituição, Cooper encontra a foto de uma cabana com as janelas cobertas por cortinas vermelhas como as do seu sonho.
Chegou a hora de deixar o ambiente carregado do apartamento de Jacques Renault para um passeio pela floresta.
23 de novembro de 2015
De Volta a Twin Peaks - Primeira Temporada, Episódio 4
Em seu sonho, o agente especial Dale Cooper conversou com um homem de um braço só. MIKE era seu nome e ele cortou o próprio braço esquerdo para parar de matar, coisa que BOB, seu amigo, voltará a fazer.
O nome do homem de um braço só é, na verdade, Philip Michael Gerard e ele é vendedor de sapatos; diferente do esperado, ele não reconhece o retrato falado de BOB, o que apareceu nas visões de Sarah Palmer e no sonho de Cooper; Gerard até possui um melhor amigo com o nome de Bob Lydecker, mas Lydecker está em coma no hospital em que o homem de um braço só foi visto.
16 de novembro de 2015
De Volta a Twin Peaks - Primeira Temporada, Episódio 3
Três dias após ter sido encontrado às margens do rio, enrolado em plástico, o corpo de Laura Palmer finalmente será enterrado no cemitério de Twin Peaks, uma pequena cidade onde a morte de uma jovem de 17 anos não é mais uma a entrar para as estatísticas; lá toda vida importa, toda vida faz sentido.
Laura Palmer era uma garota bonita e popular. Além de trabalhar como vendedora de perfumes na loja de departamento Horne's, Laura dava aulas de inglês a Josie Packard, era voluntária no programa Refeições sobre Rodas e ainda assistia Johny Horne, o filho mais velho do figurão Benjamin Horne. Mas a jovem também tinha um lado sombrio...
Todos que conheciam Laura Palmer foram afetados, de alguma maneira, por sua morte. Bobby Briggs, o quarterback valentão e histérico com quem a jovem mantinha um namoro oficial, interrompe o funeral da rainha do baile aos berros:
– "Vocês me enojam. Vocês, malditos hipócritas, me enojam! Todos sabiam que ela estava com problemas, mas não fizemos nada. Todos vocês. Vocês querem saber quem matou Laura? Vocês a mataram! Todos nós a matamos."
9 de novembro de 2015
De Volta a Twin Peaks - Primeira Temporada, Episódio 2
Pouco mais de 3 anos antes do assassinato de Laura Palmer, o agente especial Dale Cooper teve um sonho. Este sonho o levou a solidarizar-se com a causa tibetana, mas também deu ao agente, de forma inconsciente, uma técnica dedutiva que envolve uma "coordenação entre corpo e mente, operando em conjunção com um profundo nível de intuição".
Reunido com um seleto grupo de membros do corpo policial de Twin Peaks – xerife Truman, Lucy, agentes Hawk e Andy –, Cooper utiliza esse método heurístico peculiar para reduzir uma lista de suspeitos levantada com base em uma passagem escrita no diário de Laura Palmer em seu último dia de vida: "Nervosa por encontrar com J hoje à noite".
2 de novembro de 2015
De Volta a Twin Peaks - Primeira Temporada, Episódio 1
Em um rústico, mas aconchegante, quarto do hotel Great Northern, o dia começa para Dale Cooper, aproximadamente 24 horas após o corpo de Laura Palmer ter sido encontrado por Pete Martell. Entre divagações sobre suas condições de acomodação, duas dúvidas perturbam pessoalmente e profissionalmente: "O que realmente aconteceu entre Marilyn Monroe e os Kennedys, e quem realmente puxou o gatilho contra JFK?"
A morte de Laura é recente e a investigação mal começou, mas já há muito a fazer e o agente especial Dale Cooper não quer perder tempo.
26 de outubro de 2015
De Volta a Twin Peaks - Episódio Piloto
24 de fevereiro de 1989. Ainda é bem cedo quando o pacato Pete Martel sai para pescar. Às margens do rio ele encontra um corpo. "Ela está morta... enrolada em plástico." é tudo que o vemos falar ao telefone com o xerife Harry S. Truman.
O céu está nublado e o dia bastante frio quando o xerife chega ao local em que o corpo foi encontrado. A vítima é Laura Palmer, uma garota popular na pequena Twin Peaks, uma cidade ao norte do estado de Washington, quase na fronteira com o Canadá.
No mesmo dia, o desaparecimento de Ronnette Pulaski é comunicado à polícia, mas a jovem é encontrada viva, caminhando pela linha do trem em estado de choque e bastante ferida. Aparentemente as duas foram vítimas da mesma pessoa, mas é o fato de Ronnette ter atravessado a fronteira do estado que faz com que o FBI, representado pelo agente especial Dale Cooper, assuma a investigação dos dois crimes.
12 de outubro de 2015
Hero Kids
Eu, que esporadicamente sou invocado das trevas em que habito para executar a tarefa causticante de
Entre os jogos que compunham o pacote, um em especial chamou a minha atenção pela temática de fantasia medieval e uma pegada aventuresca: o premiado Hero Kids.
Escrito por Justin Halliday, Hero Kids é um RPG recomendado para crianças de 4 a 10 anos. O "módulo básico" do jogo, que pode ser encontrado no prático DriveThruRPG, é composto pelo obrigatório manual de regras, um micro bestiário, uma aventura introdutória – Basement O Rats – e as fichas prontas de 10 personagens de ambos os sexos, das mais variadas classes: Guerreiro, Feiticeiro, Caçador, entre outras.
Tag(s):
3.0,
RPG,
RPG de Mesa
5 de outubro de 2015
Index Librorum - Shogum dos Mortos (Daniel Werneck)
Japão, 1666. Decidido a vencer uma guerra antes mesmo dela começar, o daimiō Hideki Tachikawa faz um pacto com a deusa caída Izanami. O shōgun busca um exército invencível, mas a entidade das sombras acaba por transformar em imortais todos os soldados e membros do seu clã.
Shima Kuretake é um desses soldados, o primeiro a voltar da morte. Participante de uma guerra na qual se envolveu apenas por pedido do pai, o jovem samurai foge do campo de batalha para tentar voltar à vida normal ao lado da família e dea sua amada Tomoko.
Entre os outros mortos revividos, um grupo de soldados - os Sete Condenados - liderados pelo nobre Capitão Takahata recebe a tarefa de executar Daisuke Yatsutomo, o filho do shōgun rival, enquanto são caçados pela mortal monja Lua da Primavra.
Tag(s):
3.0,
FIQ,
Index Librorum,
Livros,
Quadrinhos,
Zumbis
21 de setembro de 2015
Index Librorum - The Martian (Andy Weir)
Em um futuro não tão distante, a humanidade envia seu terceiro grupo de astronautas a Marte. A missão ainda está no início, quando uma tempestade de areia atinge o sítio de exploração, colocando em risco o retorno da tripulação, que se vê obrigada a sair do planeta antes do planejado.
Em meio à operação de evacuação, um dos astronautas – o botânico e faz-tudo Mark Watney – acaba perfurado por uma antena quebrada como consequência da tempestade, e o pior: a força do vento o joga para longe dos seus colegas de equipe, que não têm outra opção a não ser deixá-lo para trás, visto que seus sinais vitais foram interrompidos.
Para sorte (ou não) de Mark Watney, ele sobrevive ao acidente. Sem ter como comunicar-se com a NASA, sua esperança é manter-se vivo até a próxima missão Ares, na qual pretende ser resgatado. Para isso, o astronauta precisa, entre outras coisas, cultivar alimentos no solo árido e infértil do planeta em que acabou preso.
Tag(s):
3.0,
Ficção Científica,
Index Librorum,
Livros
7 de setembro de 2015
Index Librorum - Juvenília (Carlos Aquino)
"E a memória não passa de um trailer reverso de um filme que não terá mais reprises. Mesmo este exato instante se esgotará e um dia haverá mais trailers em minha cabeça do que histórias a filmar. E depois, o pó."
Fragmentos de memória. Passado e presente – presente? – intercalam-se; um livro dentro do livro.
Magia, Timothy Darkdream, Círculo Interno, Tarô, uma mandala perdida em um banheiro feminino. Número Dois. Verão do Amor, Classe de 92. Lim Iakeda, Melanie Bates, Francine, Judith. A imprevisível Lim Iakeda e seu sorriso enigmático... Um anúncio de acompanhante.
Neverland, Sandman, Sodoma.
Neva em Sodoma. Uma sombra espreita, o cão negro de Winston Churchill. "Será que existe uma data específica para o fim de uma esperança?" – pergunta o narrador.
"Fate
Up against your will
Through the thick and thin
He will wait until
You give yourself to him"
Tag(s):
3.0,
Index Librorum,
Livros
31 de agosto de 2015
Chá de VHS - Escape from Galaxy III
Você já ouviu essa história antes: nos confins do espaço, um tirano – o cruel Oraklon, uma espécie de Imperador Ming na versão drag – ameaça dominar a galáxia, munido de uma arma capaz de destruir planetas.
O vilão invade os limites do planeta Exalon, mas o pacífico Rei Ceylon, se recusa a colocar o plano Epsilon em ação, e envia o valoroso guerreiro Lithan e sua filha, a Princesa Bella Star, em uma perigosa missão ao planeta aliado Antares, do qual espera obter ajuda.
Como é de se esperar, o maligno Rei da Noite destrói a estação espacial onde o manso Ceylon termina seu reinado transformado em cinzas, e por fim oblitera o praticamente inofensivo Exalon com um bombardeio de foguetes de vapor de urânio. Bella Star e o fiel Lithan conseguem fugir a tempo, mas sua nave é danificada no combate e a dupla acaba caindo na Terra.
Tag(s):
3.0,
Chá de VHS,
Filmes,
Space Opera,
Star Wars,
Star Wars Genérico,
Trash
24 de agosto de 2015
Index Librorum - Bloom (Martin Kee)
Tennyson Middlebrook é um garoto de 10 anos que vive com o pai, um viúvo alcoólatra, rude e amargo, que despreza o interesse do filho por literatura. Amor na vida de Tennyson só existe na amizade que tem com Allison, sua vizinha de mesma idade, com quem passa a maior parte do tempo livre.
Revoltas explodem na Ásia à medida que tempestades de poeira atingem o continente; a imagem de um homem saltando de um prédio, para explodir em uma nuvem de partículas bem antes de atingir o chão, toma o noticiário, mas ele não é o único; um fungo desconhecido tem se espalhado, provocando mutações e mortes bizarras; o mundo ao redor destas crianças está mudando.
Paralela a essa história de uma realidade em colapso, conhecemos Lil'it. Ela vive em um mundo medieval onde toda a informação é controlada. O mero ato de possuir um livro é considerado crime nesta terra habitada por humanos deformados, que tratam Lil'it e os seus semelhantes como meros animais de estimação.
Lil'it era uma garota que não se lembrava de nada, e então ela se lembrou de tudo.
Tag(s):
3.0,
Ficção Científica,
Index Librorum,
Livros
17 de agosto de 2015
Index Librorum - Os Portões do Inferno (André Gordirro)
Passaram-se 30 anos desde que os Portões do Inferno foram fechados por Krispinus e seus companheiros. Na época, o herói recentemente consagrado Deus-Rei promoveu um acordo com os reinos de Nerônia, Santária e Dalínia para proteger o Fortim do Pentáculo e assim evitar uma nova invasão de demônios como a que devastou Reddenheim e Blakenheim.
Mas o mundo de Zândia não está em paz. Ao norte da Krispínia, na Faixa de Hurangar, exércitos enfrentam-se em batalhas sem fim por territórios, e a guerra contra os elfos insurgentes na Caramésia não tem previsão de acabar. Entretanto, a ameaça que promete jogar o mundo em uma era de trevas vem dos svaltares, os elfos do reino subterrâneo Zenibar, que marcham rumo ao Fortim do Pentáculo para reabrir os Portões do Inferno.
O Deus-Rei conclama seus vassalos a honrar o acordo assinado 30 anos antes, mas a esperança recai no ombro de seis anti-heróis unidos pelo acaso e com uma leve ajudinha do misterioso Ambrosius: Baldur, um jovem cavaleiro desertor de um exército de mercenários após uma batalha perdida na Faixa de Hurangar; Od-lanor, um estranho bardo da raça dos adamares; Derek Blak, um vaidoso guerreiro da devastada Blakenheim, condenado à morte por dividir a cama com a esposa de um rico mestre-mercador; Kyle, um garoto órfão, morador de rua, preso ao arrombar a casa de um magistrado; Kalannar, um assassino svaltar; Agnor, o arquimago-geomante exilado de Korangar, a Nação-Demônio.
Tag(s):
3.0,
Index Librorum,
Livros,
RPG
10 de agosto de 2015
Jedicon MG 2015
A Jedicon Minas é uma convenção bienal dos fãs de Star Wars, organizada pelos amigos do Conselho Jedi de Minas Gerais (CJMG). O encontro teve sua primeira edição em 2009, quando o fã-clube mineiro completou 10 anos de existência, e desde então tem sido realizado na escola Profª. Maria Modesta Cravo, como parte do programa Escola Aberta.
Durante o dia todo a escola é tomada por atividades que agradam Sith e Jedi de todas as idades: no palco principal rolam entrevistas com convidados, mesas redondas sobre assuntos ligados à saga criada por George Lucas, concursos de cosplay e apresentações de lutas coreografadas; no auditório rolam palestras, exibições de fan films e alguns bate-papos; as salas de aula são tomadas por exposições, oficinas, mesas de RPG e board games; para completar, na quadra externa não pode faltar a tradicional arena comandada pela galera da Academia de Sabres de Luz.
5 de agosto de 2015
Chá de VHS - Battle Beyond the Stars
Roger Corman é um figurão do cinema independente de baixo orçamento, e está para os filmes B como Steven Spielberg está para os blockbusters. Com mais de 350 títulos no currículo – a maioria bastante lucrativa – seu lema pode ser definido como "fazer mais por menos".
Nomes importantes da sétima arte, como Jack Nicholson, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, entre tantos outros, iniciaram suas carreiras em produções de Corman. O mesmo aconteceu com James Cameron, que atuou na direção de arte e efeitos especiais de Battle Beyond the Stars.
Tag(s):
3.0,
Chá de VHS,
Filmes,
Space Opera,
Star Wars,
Star Wars Genérico,
Trash
3 de agosto de 2015
Chá de VHS - Starcrash
Apesar dos turcos terem fornecido muito material para os entusiastas do trash, com suas cópias baratas de sucessos do cinema americano, os italianos não ficaram atrás com suas versões genéricas - e até mesmo sequências - de produções de Hollywood.
De Tubarão (Shark: Rosso Nell'Oceano) a Exterminador do Futuro (Terminator 2), passando por Predador (Robowar), O Exorcista (Beyond the Door), Caçadores da Arca Perdida (The Mines of Kilimanjaro), Alien (Alien Contamination), Conan (Ironmaster: La Guerra Del Ferro) e infinitas versões de Mad Max (Warriors of the Wasteland) e Fuga de Nova York (Escape From The Bronx), não faltam exemplos da
Como não poderia deixar de ser, o sucesso de Star Wars inspirou os
Tag(s):
3.0,
Chá de VHS,
Ficção Científica,
Filmes,
Space Opera,
Star Wars,
Star Wars Genérico,
Trash
27 de julho de 2015
Chá de VHS - L'Umanoide (The Humanoid)
Metropolis, um planeta da galáxia Eraklon bastante semelhante a um planeta desértico de outra galáxia muito, muito distante, vive uma era de paz sob o governo da turma do stand-up meeting conhecida como Conselho dos Anciões, que por sua vez é liderada pelo Grande Irmão, um homem benevolente bem diferente da entidade criada por George Orwell.
Atravessando o espaço em
Tag(s):
3.0,
Chá de VHS,
Filmes,
Space Opera,
Star Wars,
Star Wars Genérico,
Trash
20 de julho de 2015
Chá de VHS - Os Trapalhões na Guerra dos Planetas
Como não poderia deixar de ser, o Brasil também entrou na onda dos
A história começa com uma longa e monótona
Tag(s):
3.0,
Chá de VHS,
Filmes,
Star Wars,
Star Wars Genérico,
Trash
13 de julho de 2015
Chá de VHS - Uchu Kara No Messeji (Message From Space)
Lançado em 1978, Uchu Kara No Messeji (Message From Space) é uma produção do estúdio Toei. O filme – o mais caro rodado no Japão até a época de sua estreia – teve direção de Kinji Fukasaku, um dos codiretores de Tora! Tora! Tora!, e roteiro de Shotaro Ishinomori, discípulo de Osamu Tezuka e criador de Kamen Rider, entre outros.
Como tantas outras ficções científicas da época, Uchu Kara No Messeji se inspirou em Star Wars no desejo de replicar o sucesso comercial da galinha dos ovos de ouro de George Lucas. As "coincidências" começam pela pegada space opera, obviamente, mas vão além da tentativa de replicar os mesmos efeitos especiais produzidos pela ILM. Não faltam personagens e situações semelhantes, e até mesmo uma música bastante parecida com o tema da Princesa Leia, composto por John Williams, se repete de tempos em tempos.
Tag(s):
3.0,
Chá de VHS,
Filmes,
Space Opera,
Star Wars,
Star Wars Genérico,
Trash
6 de julho de 2015
Chá de VHS - Wakusei Daisenso (The War In Space)
Apesar do lixo – no mau sentido – absoluto que é a trilogia prequel, da qual praticamente nada se salva, há que se tirar o chapéu para George Lucas pelo lançamento de Star Wars em 1977. Além de consolidar um novo modelo de negócios baseado em produtos licenciados, o filme revolucionou a indústria de efeitos especiais.
O sucesso de Star Wars foi tanto, que inúmeros estúdios lançaram cópias descaradas ou produções inspiradas no filme. O estúdio japonês Toho, responsável pelo clássico Godzilla e seus inúmeros spin-offs, foi um desses que tentou capitalizar em cima do hype criado pela obra de George Lucas, levando aos cinemas – ainda em 1977 – a ficção científica Wakusei Daisenso.
Tag(s):
3.0,
Chá de VHS,
Ficção Científica,
Filmes,
Space Opera,
Star Wars,
Star Wars Genérico,
Trash
29 de junho de 2015
Press Start - EvilQuest
Em uma era há muito esquecida, uma arma de poder destrutivo – o Machado do Caos – foi forjada pelo demônio Tasrael. Deus, quase derrotado na batalha que se seguiu entre as forças do Plano Astral, escondeu o machado no reino dos homens e isolou as duas realidades, para que Tasrael não voltasse a recuperá-lo.
Milhares de anos de paz ininterrupta se passaram, e um homem – Galvin, aquele que muitos acreditavam descender de Tasrael – surgiu, levando morte, terror e destruição por onde passava. Acompanhado do seu exército, o Cavaleiro Negro marchou em direção ao castelo de Camelia, a fim de aniquilar o Rei Jerric e coroar-se como o supremo governante.
Traído por Tarkan, um de seus generais, Galvin acabou derrotado e capturado pelo exército real. Na prisão, seu objetivo de dominar o mundo ganha um novo fôlego ao descobrir que a lenda do Machado do Caos, há muito perdida, era real.
Tag(s):
3.0,
CRPG,
Games,
PC,
Press Start,
Retrogaming,
RPG
15 de junho de 2015
Press Start - All The Way Down
Um homem caminha pelo interior da Inglaterra, quando se vê frente a uma forte nevasca que o obriga a procurar abrigo. Perdido, ele acaba parando na pequena Millvale, uma vila de mineradores ao norte de Yorkshire.
Alguns dos poucos habitantes do vilarejo são bem insistentes em aconselhá-lo a seguir seu caminho, mas a tempestade é bem mais palpável do que as lendas locais contadas ao forasteiro, e ele decide passar a noite em Millvale.
Tag(s):
3.0,
Aventura Gráfica,
Cthulhu,
Gameplay,
Games,
Lovecraft,
LucasArts,
PC,
Press Start,
Retrogaming
8 de junho de 2015
Press Start - Being Her Darkest Friend
Sem saber onde está, ela caminha em direção a um par de olhos que brilham vermelhos em meio à escuridão. Assim ela encontra Tomoko, agora um espectro desprovido de cor, imóvel e silenciosa como uma escultura.
Longe dos pais, morando sozinha em uma cidade que não é a sua e desprezada pelos colegas arrogantes, ela precisa ajudar a amiga. Quem sabe assim ela fica livre da escuridão...
Tag(s):
3.0,
Aventura Gráfica,
Games,
LucasArts,
Press Start
19 de maio de 2015
Press Start - I Have No Mouth, And I Must Scream
Entre 1945 e 1989, a paranoia e a histeria da Guerra Fria levou três potências – Estados Unidos, Rússia e China – a desenvolver supercomputadores capazes de promover uma guerra global. Instaladas em complexos subterrâneos, estas máquinas tomaram conhecimento umas das outras, e uniram-se sob uma única entidade de nome AM.
Alimentados com dados de todas as guerras e atos de violência já ocorridos desde os tempos primitivos, estes supercomputadores foram programados para matar, e colocaram em prática sua diretiva principal, iniciando a Guerra Final que exterminou a humanidade e tornou o planeta inabitável para qualquer outra forma de vida orgânica.
Como um deus louco e dotado de um imenso ódio pelos seus criadores, AM aprisionou em suas entranhas os últimos sobreviventes da espécie humana – quatro homens e uma mulher – que ele mantém vivos para torturá-los em um pesadelo que já alcançou 109 anos de duração.
Tag(s):
3.0,
Aventura Gráfica,
Ficção Científica,
Games,
LucasArts,
Maniac Mansion,
PC,
Press Start
6 de maio de 2015
Chá de VHS - Escape from Tomorrow
Jim é um homem comum, casado com uma mulher comum e pai de duas crianças comuns. Como em uma comédia ruim estrelada por Ben Stiller, nada de bom acontece com ele: primeiro Jim descobre, em seu último dia de férias com a família no Disney World, que foi demitido; para piorar, o estresse parece estar drenando aos poucos sua sanidade.
Tirando a ameaça de uma gripe misteriosa que tem se espalhado pelo parque, alguns episódios de alucinação apresentados por Jim e o fato desse homem comum perseguir obsessivamente duas adolescentes francesas pelo local, o dia de passeio da família no Disney World é como outro qualquer: filas gigantescas, pessoas mal educadas, menos diversão do que a prometida e coisa e tal.
Tag(s):
3.0,
Chá de VHS,
Disneyland,
Filmes
29 de abril de 2015
Press Start - Life of Pixel
A imitação é a forma mais sincera de elogio.
- Charles Caleb
Life of Pixel tem uma história bem bobinha, até mesmo para os padrões dos platformers:
O pequeno Pixel – praticamente uma versão verde do Super Meat Boy, sem braços e pernas – estava cansado de ser mais um no meio da multidão, até que um dia encontrou o Museu do Videogame, um lugar de pura "alegria retrô", onde ele tem a possibilidade de conhecer mais sobre sua história.
Ou seja: apenas uma desculpa para uma coleção de fases que emulam a estética visual dos jogos para os consoles e computadores pessoais antigos, cobrindo um período que vai de 1977 a 1990.
Tag(s):
3.0,
Games,
Platformer,
Press Start,
Retrogaming
16 de abril de 2015
Press Start - Guacamelee!
Meu nome é Calaca, mas em outra vida eu fui conhecido como El Charro. La Gran Charreada era tudo para mim, mas um dia antes da competição eu quebrei o braço. Sem pensar duas vezes, vendi minha alma ao Diabo e me consagraram campeão.
Mas o Diabo é traiçoeiro, e no momento da minha glória eu fui arrastado para o Mundo dos Mortos. Com a ajuda de X'Tabay, eu transformei o traidor em um galo e agora comando os seus domínios.
Em breve o Mundo dos Vivos e o Mundo dos Mortos serão um só, e todos viverão para me adorar!
Tag(s):
3.0,
Games,
PC,
Platformer,
Press Start
13 de abril de 2015
Press Start - Aventura em BH!
Edu mora em uma pacata cidade do interior de Minas Gerais. Ele estuda em seu quarto, quando é surpreendido pela campainha tocando. É o carteiro, trazendo um pacote enviado por seu tio. Além de um objeto estranho, ele encontra uma carta:
Caro sobrinho Edu,
Há muito tempo não nos vemos. Não sei se você sabe, mas como professor do Instituto de Educação de Belo Horizonte, venho realizando uma importante pesquisa histórica há mais de 30 anos.
Graças a essa pesquisa, minha vida agora corre perigo. Por isso estou lhe mandando essa peça arqueológica de valor inestimável para que você a guarde em segurança até que eu resolva este mistério.
Um grande abraço do seu tio
Professor Epiphânio Valenzza
P.S. Nem pense em vir a BH!
Pode ser muito perigoso!
Ignorando o aviso, Edu parte para Belo Horizonte. Chegando lá, o jovem descobre que o tio foi sequestrado, e inicia uma busca pela capital mineira a fim de encontrá-lo.
Tag(s):
3.0,
Aventura Gráfica,
BH,
Gameplay,
Games,
LucasArts,
PC,
Press Start
9 de abril de 2015
Press Start - Fist of Awesome
Seu nome é Tim Burr. Confundem-no com um hipster pedante por causa da barba e da camisa xadrez, mas ele é um autêntico lenhador que mora em uma casa de madeira na floresta e gosta de David Bowie. Ah, ele gosta de cachorros também.
"Vamos comemorar como se fosse 1969!", ele anuncia aos amigos e familiares, quando a terra começa a tremer e um estrondoso barulho rasga o céu. No instante seguinte, todos desapareceram e ele está sozinho. Ou nem tanto, porque sua mão esquerda ganha vida.
Tudo que aconteceu até então não existe mais, a mão de Tim – o Fist of Awesome, ou algo como Punho do Incrível – explica para ele, pois a linha do tempo foi alterada e agora os ursos são a espécie dominante do planeta.
A solução? Viajar através das eras para restaurar a linha do tempo, espancando todos os ursos e outros animais assassinos que aparecerem pela frente, salvando assim o universo!
Tag(s):
3.0,
Beat'em Up,
Gameplay,
Games,
Press Start,
Retrogaming
6 de abril de 2015
Press Start - Valiant Hearts: The Great War
A Primeira Guerra foi um dos acontecimentos mais violentos promovidos pela humanidade, com estimativas que chegam a 37 milhões de casualidades. O conflito teve início em 1914, com o assassinato de Francisco Ferdinando, arquiduque do Império Austro-Húngaro.
Com a declaração de guerra, Karl, um jovem alemão que mora em Saint-Mihiel, se vê obrigado a deixar a esposa e o filho para trás ao ser deportado da França. Poucos dias depois, todos os franceses com idades entre 20 e 48 anos são convocados para a guerra, entre eles Emile, sogro de Karl.
Mesmo neutros no início do conflito, 128 americanos alistam-se na Legião Estrangeira para lutar ao lado dos franceses. É o caso do poeta Alan Seeger, mas também de Freddie, membro de uma família creole da Louisiana, que fugiu para a França com Margaret, filha de um figurão da navegação, a fim de se casarem.
Tag(s):
3.0,
Gameplay,
Games,
PC,
Press Start
31 de março de 2015
Press Start - Black Lodge 2600
"Eu vou lhe dizer três coisas. A primeira coisa que eu vou lhe dizer é que o texto abaixo contém spoilers de Twin Peaks. A segunda coisa é que as corujas não são o que aparentam. A terceira coisa é que sem químicos, ele aponta."
O último episódio de Twin Peaks – Beyond Life and Death – foi ao ar em 10 de Junho de 1991. Foi um final trágico, sombrio e amargo, difícil de aceitar quando você passou a se importar com aqueles personagens bizarros, mas carismáticos.
A jornada de Dale Cooper termina com o agente adentrando o Black Lodge – um labiríntico plano extra-dimensional habitado por espíritos malignos – para salvar sua noiva Annie Blackburn, que foi raptada por Windom Earle, ex-parceiro de Cooper no FBI e seu atual arqui-inimigo.
Tag(s):
3.0,
Atari 2600,
Gameplay,
Games,
PC,
Press Start,
Retrogaming,
Twin Peaks
5 de março de 2015
Press Start - Max Payne 3
Sou o mais velho de uma família com quatro filhos, sendo o caçula dez anos mais novo do que eu. Com isso acabei, mesmo que de forma involuntária, tendo contato com coisas totalmente fora do meu radar pela falta de tempo ou total desinteresse.
Além do GTA: San Andreas, outro jogo que meus irmãos tentaram me aplicar em um passado já meio longínquo foi o primeiro Max Payne. Como na época eu estava mais ligado em CRPG's, acabei não dando bola para aquele camarada com cara de constipado, que dava tiros em câmera lenta à la Neo.
Corta para 2014, e uma boa promoção de jogos da Rockstar na PSN acabou colocando Max Payne 3 no meu HD. O desconto era bom, mas o mérito maior foi o fato de ter sido desenvolvido pela mesma empresa do excelente Red Dead Redemption.
Tag(s):
3.0,
Games,
Press Start,
PS3
23 de fevereiro de 2015
Press Start - Necronomicon: The Dawning of Darkness
Criado por H.P. Lovecraft, o Necronomicon é um tomo fictício escrito por Abdul Alhazred, o árabe louco, quando este viveu em Damasco após visitar as ruínas da Babilônia e os subterrâneos de Mênfis, e passar 10 anos sozinho no Roba el Khaliyeh, o grande deserto ao sul da Península Arábica, onde encontrou as ruínas de uma cidade sem nome na qual viveu uma raça mais antiga que a humanidade.
Traduzido para o grego e posteriormente para o latim, o Necronomicon foi banido pelo Papa Gregorius IX em 1232. A maioria das cópias do livro foram destruídas, mas algumas foram preservadas e encontram-se guardadas em várias partes do mundo, entre elas a biblioteca da Universidade de Miskatonic.
Em função dos seus conhecimentos arcanos e obscuros, como o cântico para Yog-Sothoth, para abrir o portal que traria os Antigos de volta à Terra, o Necronomicon leva aqueles que o leem à loucura. Aqueles que conseguem manter sua psique inafetada, acabam sofrendo de destinos trágicos como o do seu autor, que foi devorado em plena luz do dia por um demônio invisível.
Tag(s):
3.0,
Aventura Gráfica,
Games,
Lovecraft,
PC,
Press Start
19 de fevereiro de 2015
Press Start - The Shivah
Para o rabino Russel Stone chegou a hora de desistir. Sem recursos para sustentar a decadente sinagoga B'Nai Ben-Zion e sem fiéis aos quais pregar, não há porque continuar. Amargurado, ele abandona um sermão no meio e expulsa o único fiel presente.
Pouco depois um detetive o procura a respeito de Jack Lauder, outro fiel afastado de sua congregação. A notícia recebida é dúbia: Jack foi assassinado, mas em seu testamento deixou uma considerável quantia de dinheiro para o rabino. O valor é o suficiente para revitalizar a B'Nai Ben-Zion, mas isso também coloca Russel Stone no topo da lista de suspeitos.
Incomodado com a origem do dinheiro e a suspeita de assassinato, o rabino decide investigar o crime por conta própria e confrontar seu passado.
Tag(s):
3.0,
Aventura Gráfica,
Games,
PC,
Press Start
16 de fevereiro de 2015
Press Start - Shadow of the Comet
Movido pelo ímpeto de comprovar as pesquisas que conduziu para encontrar um lugar no qual estrelas estão mais próximas da Terra, o cientista britânico Lord Boleskine viaja à Nova Inglaterra. O ano é 1834, e o cometa Halley aproxima-se da órbita terrestre.
Pouco tempo depois encontramos o renomado cientista de volta a Londres, internado no hospital St. Andrew para pacientes perigosos. Ele está completamente enlouquecido, dizendo coisas sem sentido, falando em línguas desconhecidas e agindo de forma bastante violenta. Pouco mais de um mês após seu retorno ele é encontrado morto em sua cela, vítima de um ataque cardíaco.
76 anos mais tarde, o jovem astrônomo inglês John T. Parker, com o apoio do editor da British Scientific News, chega ao vilarejo de Illsmouth para documentar o retorno do cometa Halley e investigar as estranhas descobertas que levaram Boleskine à loucura.
Tag(s):
3.0,
Aventura Gráfica,
Cthulhu,
Games,
Lovecraft,
PC,
Press Start,
Retrogaming
10 de fevereiro de 2015
Press Start - Grand Theft Auto V
A primeira vez que ouvi falar de Grand Theft Auto (GTA) foi por volta de 1998, quando um dos meus cunhados conseguiu uma cópia do jogo. Por incrível que pareça, entretanto, foi a Fernanda que me apresentou Liberty City e sua vida de crimes.
O jogo era bem simples: você escolhia um personagem, e com ele completava uma série de missões que lhe garantiam pontos (dinheiro) para acessar os demais níveis, cada um correspondendo a uma cidade diferente: a já citada Liberty City, Vice City e San Andreas.
Anos mais tarde, quando meus irmãos começaram a jogar GTA: San Andreas, eu havia desenvolvido – sem saber como ou o porquê – um preconceito em relação à série de jogos. Isso só foi acabar com Red Dead Redemption, o excelente e obrigatório faroeste da Rockstar, que me deu ânimo para deixar de lado qualquer resistência e encarar, enfim, GTA III.
Apesar de trazer a ação para dentro de cenários até então vistos de cima, o grande mérito de GTA III, na minha opinião, foi dar um rosto e uma história para o personagem comandado pelo jogador. As missões eram (e ainda são) um pouco parecidas com as vistas nos jogos anteriores, mas havia um maior sentido em tudo.
Tag(s):
3.0,
Games,
Press Start,
PS3
28 de janeiro de 2015
Press Start - The Last Express
Paris, 24 de julho de 1914. À porta do vagão de um trem, um homem aguarda ansioso. São quase 7h15 e o Expresso do Oriente está prestes a deixar a Gare de l'Est rumo a Constantinopla. Desconsolado, ele retorna à sua cabine no momento em que a viagem de dois dias e meio se inicia.
Instantes depois vemos uma motocicleta aproximar-se do trem. Ignorando o perigo, um homem salta na direção de um vagão, agarrando-se à escada a ponto de apenas despedir-se da bela ruiva que lhe deu carona.
O homem destemido é Robert Cath, um jovem médico americano que embarcou no Expresso do Oriente a pedido do amigo Tyler Whitney. Qual o motivo da urgência não se sabe. Cabe a você, agora a bordo do opulento trem, descobrir.
Tag(s):
3.0,
Aventura Gráfica,
Games,
PC,
Press Start,
Retrogaming
23 de janeiro de 2015
Press Start - The Walking Dead: Season 2
O sol se põe. Enquanto o crepúsculo se transforma em escuridão, você começa a subir a colina na direção da ameaçadora forma que se desenha contra o céu noturno. A Cidadela fica a menos de uma hora de escalada.
A uma certa distância de seus muros, você para para descansar – um erro, uma vez que, dessa posição, ela parece um espectro medonho do qual não se pode escapar. Os pelos da sua nuca se arrepiam enquanto você a observa.
Mas você se envergonha de seus medos. Com inflexível decisão, você marcha adiante na direção do portão principal, onde você sabe que encontrará guardas à sua espera. Você considera suas opções. Já pensou em se apresentar como um especialista em plantas medicinais que veio tratar de um guarda com febre. Poderia também se dizer um comerciante ou artesão – talvez um carpinteiro. Poderia até mesmo ser um nômade que buscasse abrigo para a noite.
Enquanto você pondera as possibilidades, e as histórias que terá que contar aos guardas, acaba chegando à trilha principal que conduz aos portões. Duas lanternas brilham em cada um dos lados da porta levadiça.
Você ouve grunhidos abafados ao se aproximar, e vê duas criaturas de aparência absurda. Do lado esquerdo está uma criatura horrível, com a cabeça de um cachorro e o corpo de um grande macaco, flexionando seus braços fortíssimos. Do outro lado, encontra-se de fato o seu oposto, com a cabeça de um macaco no corpo de um cachorro grande. Este último guarda se aproxima nas suas quatro patas, para a alguns metros de distância diante de você, ergue-se sobre as patas traseiras e dirige a palavra a você.
Por qual das histórias você optará?
Você se apresentará como um especialista em plantas medicinais? Vá para 261
Você dirá que é um comerciante? Vá para 230
Você pedirá abrigo para pernoitar? Vá para 20
Os livros jogo foram a porta de entrada de muita gente no mundo dos RPG's, colocando o leitor no papel ativo de uma história que mudaria de acordo com suas decisões. Suas contrapartes digitais, as interactive fictions (ou text adventures), permitiam uma maior interação ao dar liberdade para o jogador digitar o que desejava fazer.
Não é difícil imaginar uma possível influência dos livros jogo nas text adventures, mas o fato é que estas deram origem aos adventures gráficos como Maniac Mansion e King's Quest, para citar alguns, e a Telltale Games – talvez a maior responsável por trazer o gênero de volta ao mainstream – aproximou-se mais ainda do formato das histórias escritas por Ian Livingstone do que do universo de possibilidades de Zork, ao lançar The Walking Dead: Season 2.
Tag(s):
3.0,
Aventura Gráfica,
Games,
Maniac Mansion,
Monkey Island,
PC,
Press Start,
Zumbis
Assinar:
Postagens (Atom)