4 de dezembro de 2020

Advanced Aventuras Heróicas (Solo)

Advanced Aventuras Heróicas (Solo) - print-and-play

Embora meu irmão ainda tenha sua cópia do Aventuras Heróicas, não dá para ficar pegando emprestado sempre que eu quiser jogar, o que não são muitas vezes, é verdade… Como meu saudosismo não me permite gastar quase um salário mínimo na única cópia usada que encontrei à venda por aí, e como o jogo — tirando as miniaturas tóxicas de chumbo — é feito de papel, eu resolvi fazer minha própria versão.

Inicialmente a ideia era reproduzir apenas o tabuleiro, pois o resto — miniaturas e marcadores de cenário — viria do acervo que eu já imprimi em 3D. Entretanto, no meio do processo surgiu a ideia de desenvolver um modo solo, que acabou puxando algumas alterações nas regras, culminando nessa versão que eu chamei de Advanced Aventuras Heróicas (Solo), porque sou jogador massa-véia e acho bacana colocar o prefixo advanced em novas versões de sistemas de RPG.

Advanced Aventuras Heróicas (Solo)

Uma das mudanças que essa versão traz foi a separação de raça e classe. Originalmente existiam quatro classes de personagem: Anão/Guerreiro, Elfo/Mago, Humano/Clérigo e Humano/Guerreiro; com a alteração, um jogador pode agora escolher entre quatro raças (Anão, Elfo, Humano e Pequenino) e, dependendo da escolha, quatro classes (Clérigo, Guerreiro, Ladrão e Mago). Cada raça e classe possuem características próprias, com bônus ou penalidades em atributos, assim como vantagens e desvantagens.

Apesar do jogo original simplificar mecânicas como a busca por passagens secretas, armadilhas e/ou tesouros escondidos, não tem muita graça o sucesso imediato de um personagem (qualquer que ele seja) nessas ações, pois estamos falando de um jogo de tabuleiro e não de um RPG narrativista. Assim, essa versão traz uma mecânica para a realização de testes dessas tarefas mais comuns, com algumas classes ou raças oferecendo maior facilidade que as demais.

Outras poucas mudanças foram feitas nas regras originais, que também foram melhor desenvolvidas em alguns casos, mas boa parte dessa versão advanced do Aventuras Heróicas é de regras e tabelas para um dungeon crawl sem mestre, em modo solo ou cooperativo.

Advanced Aventuras Heróicas (Solo)

Como o Aventuras Heróicas já saiu de linha há muito tempo, não fazia muito sentido disponibilizar essa versão advanced aqui, pois virtualmente ninguém tem esse jogo. Assim, o que começou com o simples projeto de reproduzir um tabuleiro acabou virando um jogo completo print-and-play, com direito a marcadores de cenário (portas, mobílias, etc.) e miniaturas de papel de todos os heróis e monstros da caixa básica original, para que mais pessoas pudessem conhecer o HeroQuest brasileiro.

O download dessa versão advanced/print-and-play do Aventuras Heróicas pode ser feito no Bazar Verde. Os manuais e as fichas de personagens originais, para quem tiver curiosidade e/ou for um acumulador digital, estão aqui.

- Ouvindo: Kraftklub - Songs für Liam

Nenhum comentário: