11 de dezembro de 2020

Gerador de Masmorras para Dungeon Crawl Solo (Ou Não)

Gerador de Masmorras para Dungeon Crawl Solo

Embora dungeon crawl não seja sinônimo de RPG, muita partida boa (ou ruim) já terminou (ou começou) com os heróis explorando uma masmorra. E mesmo que a masmorra esteja no nome do sistema que formatou o hobbie, ela não se limita à sua versão de fantasia medieval, habitada por orcs e dragões; invadir a Estrela da Morte para resgatar a Princesa Leia, por exemplo, também é um dungeon crawl.

Muitos (se não todos) RPGs Solo voltados para o dungeon crawl trazem geradores de masmorra. Isso acontece, obviamente, por não existir a figura do Mestre de Jogo para preparar e gerenciar a masmorra, mas também pela necessidade de permitir a surpresa durante a exploração.

Gerador de Masmorras para Dungeon Crawl Solo

O primeiro sistema para geração de masmorras (para partidas solo) foi criado há 45 anos pelo próprio Gary Gygax, em seu artigo Solo Dungeon Adventures, publicado na primeira edição da newsletter The Strategic Review. Onze anos depois, a revista Warlock trouxe o artigo D.I.Y. Dungeons, com um gerador voltado para o Fighting Fantasy, nosso Aventuras Fantásticas.

Eu imagino que, atualmente, o sistema (solo) de dungeon crawl/gerador de masmorras mais famoso internacionalmente seja o Four Against Darkness; da produção nacional, o mais popular (e meu favorito) é o NoteQuest. Ambos são/possuem sistemas próprios, mas podem adaptados para um Dungeons & Dragons, por exemplo; só que isso não deve ter a mesma graça, porque a geração da masmorra é uma das mecânicas desses jogos.

Em vez de recorrer a uma dessas muitas opções disponíveis para gerar a masmorra da minha primeira partida solo de Dungeon World, eu acabei compilando um gerador de masmorras próprio. Por que? Por vários motivos:

  • Porque eu não buscava uma pegada simulacionista
  • Porque eu não queria ficar convertendo criaturas
  • Porque eu queria informações mais detalhadas sobre o cenário
  • Porque uma masmorra de NoteQuest, para citar um exemplo, é divertida (e mortal) com as regras do próprio sistema
  • Porque é divertido montar suas próprias tabelas

Meu gerador de masmorras possui 30 tabelas, que podem ser usadas (ou não) conforme o gosto do freguês. Embora seja voltado para fantasia medieval, ele é neutro em relação ao sistema, o que facilitou seu uso (parcial) no módulo solo do Advanced Aventuras Heróicas.

O download do Gerador de Masmorras pode ser feito no Bazar Verde ou, em inglês, no itch.io ou DriveThruRPG.

- Ouvindo: La Femme - Où va le monde

Nenhum comentário: