18 de dezembro de 2020

NoteQuest

NoteQuest - O Santuário da Maldição Sangrenta

Criado por Tiago Junges, autor de Mighty Blade, Malditos Goblins!, Ronin, Amigo Dragão e mais outros trocentos jogos, NoteQuest é um dungeon crawler solo minimalista e super mortal.

O jogo foi produzido para os apoiadores do Coisinha Lab em 2019, com direito a cópia física na extinta Coisinha Box, mas a versão original (e a expansão) pode ser baixada gratuitamente no site do autor. Um financiamento coletivo recente viabilizou a produção de uma nova versão física incluindo o suplemento Mundo Expandido, e esse livro — eu imagino — deve ser vendido posteriormente na loja do Coisinha Verde, pois, provavelmente, tem gente que também perdeu o late pledge.

NoteQuest - O Santuário da Maldição Sangrenta

Uma partida de NoteQuest se resume ao seguinte: criar uma personagem, criar uma masmorra e assistir a essa personagem morrer no meio da exploração. Com muita sorte, pode-se vencer a masmorra e partir para uma nova, mas é bem improvável. Parece chato perder personagens com tanta facilidade, mas nem dá tempo de se apegar a elas. So it goes.

No modo básico do jogo, um personagem pode pertencer a uma das tradicionais raças dos RPGs de fantasia medieval: humano, anão, elfo, pequenino, gnomo, fada, meio-dragão, povo-gato, rinoceróide, homem-gosma e vagalóide; as classes também não fogem dos clichês: guarda, gladiador, ferreiro, estudante, nobre, mendigo, coveiro, cozinheiro, chaveiro, lenhador e minerador. O modo expandido permite personagens goblins, fungóides e samambros, para citar alguns, e as classes avançadas trazem opções mais exóticas como clérigo, druida, guerreiro, ladrão, mago ou paladino, por exemplo.

O modo básico traz seis tipos de masmorras — palácio, cripta, tumba, santuário, templo e calabouço —, cada um com suas tabelas específicas de monstros, tesouros, chefões e tudo mais. O modo expandido traz regras para exploração do(s) mundo(s), além de mais nove tipos de masmorras mortais, a maioria delas com regras especiais.

- Ouvindo: KOKOKO! - Tongos'a

Nenhum comentário: