9 de março de 2021

(Mais Um) Oráculo do Destino

Como jogar RPG Solo? Embora não exista uma única resposta a essa pergunta, existe uma grande chance dela ser elucidada da seguinte forma: usando seu sistema de RPG preferido e valendo-se de um oráculo, o que — de maneira bem simplista — pode ser entendido como qualquer forma de se responder perguntas sobre a cena.

Existem oráculos para tudo quanto é gosto e cada jogador pode criar tantos quantos achar necessário, mas o mais básico (e talvez essencial) de todos é aquele que responde a perguntas para as quais o resultado se limite a "Sim" ou "Não". Para isso, pode-se usar, por exemplo, uma moeda, onde uma face representa o "Sim" e a outra o "Não"; outra opção seria pegar qualquer dado e estabelecer que números pares representam um resultado positivo, enquanto os ímpares significam um resultado negativo, e por aí vai…

O famoso Mythic Game Master Emulator tem um oráculo de Sim/Não vitaminado, com probabilidades que se cruzam com um fator de caos para dar respostas que podem variar em intensidade e levar, também, a eventos aleatórios. É uma ideia bacana, que serviu de inspiração para muitos outros oráculos por aí, mas sejamos sinceros: se fosse a coisa mais simples do mundo de assimilar, ninguém precisaria de um fluxograma para lembrar de todos os detalhes.

Embora eu tenha curtido a experiência com o Fate Check do Mythic Variations II, muitas vezes me peguei tentado a usar o Oráculo do Destino do 2d10Solo, porque ele era mais simples e ainda trazia o elemento surpresa dos eventos inesperados; e apesar desse Oráculo do Destino do Tio Nitro possuir a possibilidade de se rolar com vantagem ou desvantagem, foi no Nômades que encontrei meu oráculo de Sim/Não favorito.

Embora o objetivo aqui não seja explicar o funcionamento do oráculo do Nômades, é importante ressaltar que é fácil generalizá-lo para uso com outros sistemas, mas tem hora que você quer rolar dados… Pensando nisso, acabei criando meu próprio Oráculo do Destino, que é inspirado nas mecânicas desenvolvidas pelo Marcelo Collar — que também parecem inspiradas no Mythic —, mas usando dados em vez de cartas, e no oráculo de mesmo nome do 2d10Solo.

Para quem tiver interesse em (mais um) Oráculo do Destino, o download pode ser feito nos links abaixo:

- Ouvindo: ssshhhiiittt! - Танцы

Nenhum comentário: