9 de junho de 2022

Little Town: Um RPG solo inspirado por Twin Peaks

Little Town: Um RPG solo inspirado por Twin Peaks
“All that we see in this world is based on someone's ideas. Some ideas are destructive, some are constructive. Some ideas can arrive in the form of a dream. I can say it again: Some ideas arrive in the form of a dream.”
– The Log Lady

Criada por David Lynch e Mark Frost, Twin Peaks foi uma série de TV cujas duas temporadas originais foram ao ar entre 1990 e 1991. Apesar da vida curta, a série influenciou inúmeros trabalhos, de video games a desenhos animados, passando por quadrinhos, filmes e, é claro, RPGs.

Eu sou um grande fã de Twin Peaks e atualmente jogo apenas RPGs Solo. Como 99% dos RPGs inspirados pela série focam apenas na modalidade coletiva, eu decidi escrever um jogo que poderia ser jogado solo, e o resultado é Little Town, que também funciona como uma tentativa de homenagear a criação de David Lynch e Mark Frost.

De forma resumida, Little Town é um PbtA solo que coloca o jogador na pele de alguém que está atrás da solução de um ou mais mistérios em uma pacata, mas peculiar, cidade do interior. Como na maioria dos RPGs Solo, o jogo traz muitas tabelas aleatórias e mecânicas para responder perguntas normalmente direcionadas aos mestres.

Do ponto de vista de mecânicas de jogo, Little Town foi influenciado por Paranormal Inc. e Brindlewood Bay, Dungeon World e Noir World, o obrigatório Mythic Game Master Emulator e os guias Monophobia: Rules Light Solo Roleplaying e The Solo Investigator’s Handbook, assim como o emulador de NPCs do Tiago Junges.

Outros jogos como Cybercidades e Synthwave do Tarcísio Lucas, Nômades do Marcelo Collar, Cthulhu Dark e até mesmo Fighting Fantasy (especialmente o Retorno à Montanha de Fogo) também garantiram boas inspirações, mas a pedra fundamental de Little Town foi meu primeiro jogo, uma adaptação de Twin Peaks para o DOMINUS, um sistema minimalista e sem mestre.

Little Town está disponível no itch.io e DriveThruRPG, onde uma versão fast play também pode ser encontrada.

Reviews e Actual Plays

- Ouvindo: Martin Courtney - Corncob

Nenhum comentário: