“All that we see in this world is based on someone's ideas. Some ideas are destructive, some are constructive. Some ideas can arrive in the form of a dream. I can say it again: Some ideas arrive in the form of a dream.”
– The Log Lady
Criada por David Lynch e Mark Frost, Twin Peaks foi uma série de TV cujas duas temporadas originais foram ao ar entre 1990 e 1991. Apesar da vida curta, a série influenciou inúmeros trabalhos, de video games a desenhos animados, passando por quadrinhos, filmes e, é claro, RPGs.
Eu sou um grande fã de Twin Peaks e atualmente jogo apenas RPGs Solo. Como 99% dos RPGs inspirados pela série focam apenas na modalidade coletiva, eu decidi escrever um jogo que poderia ser jogado solo, e o resultado é Little Town, que também funciona como uma tentativa de homenagear a criação de David Lynch e Mark Frost.
De forma resumida, Little Town é um PbtA solo que coloca o jogador na pele de alguém que está atrás da solução de um ou mais mistérios em uma pacata, mas peculiar, cidade do interior. Como na maioria dos RPGs Solo, o jogo traz muitas tabelas aleatórias e mecânicas para responder perguntas normalmente direcionadas aos mestres.
Do ponto de vista de mecânicas de jogo, Little Town foi influenciado por Paranormal Inc. e Brindlewood Bay, Dungeon World e Noir World, o obrigatório Mythic Game Master Emulator e os guias Monophobia: Rules Light Solo Roleplaying e The Solo Investigator’s Handbook, assim como o emulador de NPCs do Tiago Junges.
Outros jogos como Cybercidades e Synthwave do Tarcísio Lucas, Nômades do Marcelo Collar, Cthulhu Dark e até mesmo Fighting Fantasy (especialmente o Retorno à Montanha de Fogo) também garantiram boas inspirações, mas a pedra fundamental de Little Town foi meu primeiro jogo, uma adaptação de Twin Peaks para o DOMINUS, um sistema minimalista e sem mestre.
Little Town está disponível no itch.io e DriveThruRPG, onde uma versão fast play também pode ser encontrada.
Reviews e Actual Plays
- The Dungeon Dive
- PopCult Reviews
- Solo Tabletop RPG Review & Actual Play – Little Town Part One
- Solo Tabletop RPG Actual Play – Little Town Part Two
- Solo Tabletop RPG Actual Play – Little Town Part Three
- Solo Tabletop RPG Actual Play – Little Town Part Four
- Solo Tabletop RPG Actual Play – Little Town Part Five
- Solo Tabletop RPG Actual Play – Little Town Part Six
- SmallTownCreepy
- Bohaterka Niezależna RPG
- Ouvindo: Martin Courtney - Corncob