3 de outubro de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira


Essa semana fui assistir ao filme "Ensaio sobre a Cegueira". Simplesmente incrível. Os atores maravilhosos, um filme que tem que entrar na lista dos melhores, pelo menos na minha ele já está.

Confesso que não li o livro, coisa que pretendo fazer agora. Mas o filme não deve ter ficado a desejar já que, como falei, é excelente.

Não vou contar o filme aqui, é óbvio, mas tenho que dizer que ele me fez pensar muito na cegueira a que estamos acostumados. Vivemos num mundo tão louco, tão corrido que às vezes não vemos coisas pequenas, mas não menos importantes. As pessoas estão cegas aos maus tratos com os outros, à sujeira nas ruas, à pobreza... e como isso não é visível ao mundo em que elas vivem, elas não vêem. Porque ver é muito mais que olhar. Ver é sentir, é se incomodar, é tentar fazer.

O filme não é unanimidade. O Times, por exemplo, detestou o filme e o caracterizou como "deprimente". Disse ainda "que não vai obter fãs, mas muitos admiradores entrincheirados". O La Nacion disse que o filme é "óbvio em sua apresentação de um universo sórdido e em sua denúncia da manipulação, da miséria e da precariedade da sociedade contemporânea".

Enfim, como nada é absoluto e cada um tem o direito de dar sua opinião, não custa assistir e tirar suas próprias conclusões.

Mas uma coisa é certa, incomodado você vai ficar...

Nenhum comentário: