29 de setembro de 2009

Casal Geek Entrevista: Marciano Gonçalves


Conhecemos o Marte na 1ª Jedicon Minas. De início imaginávamos que se tratava de apenas mais um fã de Star Wars, quando o vimos subir ao palco do evento para ser homenageado pelo pessoal dos fã-clubes. Naquele momento descobrimos que aquele cara ultra simpático e gente boa, que deixou a Fernanda e o Dani experimentarem seu capacete de sandtrooper, era o artista responsável pelas excelentes armaduras do Darth Vader e dos vários troopers presentes.

Graças ao trabalho do Marte, muitos fãs brasileiros de Star Wars puderam realizar o sonho de se vestir como um stormtrooper. Foi sobre a produção das armaduras, sua escola de artes, seu trabalho e outras coisas que trocamos uma ideia com ele:

  • Quem é o Marciano Gonçalves?

    Sou publicitário formado pela antiga FUMA, hoje UEMG. Me formei em 87. Mas também me tornei cenógrafo e escultor autodidata.

    Sou pai da Brenda (Ahsoka Tano) e do Gabriel, exímio ilustrador. E sou casado com Tânia, minha fiel companheira e soldado de marcha (sim ela é Stromtrooper também, a primeira mulher a entrar para o 501st no Brasil).

  • Como se deu a sua entrada no mundo do cosplay?

    Desde que eu me entendo por gente, sou fã de carteirinha de super-heróis. Tenho fotos de trabalho desde os meus 10 anos, tentando reproduzir fantasias de heróis. Com o passar dos anos, a minha curiosidade por trabalhos manuais foi crescendo e fui descobrindo técnicas e materiais. Com muita experimentação e tentativa e erro fui aprendendo como fazer roupas e acessórios. Hoje, com o advento da internet, ficou muito mais fácil obter informações.

    Acho que sempre fui um cosplayer, mas nem imaginava que o nome era este, rsrsrs.

  • Como / quando surgiu a idéia de produzir as armaduras dos troopers?

    Tudo começou no Episódio III. Fui assistir e fiquei boquiaberto. Eu jurei pra mim mesmo que não iria tentar fazer nada do filme. Um mês depois eu tinha feito o primeiro capacete do Vader, muito tosco. Mesmo assim, eu e o meu filho participamos do Anime Festival, em 2006 no Colégio Marista, e foi um SUCESSO. Mesmo a roupa não sendo perfeita. Aí eu me empolguei e resolvi fazer as armaduras dos stormtroopers. Mas não tinha a menor idéia de como eu iria fazer.

  • Qual material foi usado como referência?

    Comecei a pesquisar sites relacionados com Star Wars. Depois me associei a fóruns de construtores, onde pude trocar experiências e aprender técnicas.

  • Quando tempo demorou para criar a primeira? Foi necessário aprender / desenvolver alguma técnica que você não havia utilizado?

    Levei 2 anos para ter a primeira armadura decente. Até conseguir, tive de desenvolver o maquinário, moldes e descobrir os materiais e fornecedores corretos.

  • No processo de confecção de uma armadura, você faz tudo sozinho?

    Sim, trabalho sizinho. A minha família é que é meu apoio.


  • Atualmente você produz armaduras de stormtroopers, sandtroopers e clone troopers. Existe algum projeto para confecção de novos tipos de armaduras para os fãs de Star Wars?

    Sim, vários. Para o ano que vem, vou colocar à disposição dos fãs a ARMADURA DO DARTH VADER. E estou pensando em desenvolver os REPUBLIC COMMANDOS. Fora Star Wars, ano que vem também vou estar vendendo as mochilas dos CAÇA-FANTASMAS, os PROTONS PACK, que já estão em fase de modelagem.

  • O que o motiva a produzir as armaduras?

    PAIXÃO. Pura e simples. É muito legal você ver e vestir uma destas. Sem contar que você começa a fazer parte de um mundo muito legal, que são os fãs do 501st, o maior fã-clube de Star Wars do mundo. Apesar de ter várias armaduras, eu prefiro vestir a minha WHITE BONE.

  • Como foi feita a divulgação do seu trabalho para os interessados em adquirir as armaduras?

    Tudo pelo Orkut e boca a boca. Hoje meu email e celular estão espalhados pelo Brasil inteiro. Recebo telefonemas de vários estados. E-mails então, nem dou conta mais de contar.

  • Quantas armaduras você já fez? Para quais cidades você já as "exportou"?

    Cara, esta é uma pergunta difícil. Acho que umas 150 armaduras ou mais. Tenho armaduras até em Roraima e no Acre. E aí vai: SP, SC, RS, ES, DF, RJ, GO, BA e por aí vai.


  • Além das armaduras de stormtroopers e clone troopers, você confeccionou uma réplica da armadura do Homem de Ferro, que apresentou em vários eventos. Os fãs podem encomendá-la com você, de forma semelhante à que podem fazer com as armaduras dos troopers, ou esta é uma peça única?

    Bem, a armadura do IRON MAN eu fiz por pura diversão. Fiz pra mim mesmo. Muitos me perguntam se eu reproduzo este modelo. O problema é que é muito cara e eu trabalho sozinho. Então não tenho como fazer em série um trabalho deste, uma vez que a armadura é toda feita em fibra-de-vidro. Só para ter uma noção, é como fazer um carro do zero. Tem muito trabalho de lixa e acabamento, e a pintura é automotiva. Inviável de reproduzir. Se eu tivesse uma equipe, até poderia pensar no caso.

  • Se alguém estiver interessado em construir sua própria armadura de stormtrooper (ou qualquer outra que desejar) o que ele deve saber? Quais conhecimentos e habilidades a pessoa deve possuir? Existe algum curso que ela possa fazer?

    De cara, curso não existe. Eu estou pensando em dar um curso de cosplay, mas ainda não consegui fechar uma coisa interessante para passar. Mas quem quiser, pode procurar o Studio A4 e fazer o curso de MODELAGEM, que é o primeiro passo para fazer cosplay.

    Quem deseja se aventurar em confecção de armaduras ou cosplay, tem de pesquisar muito e saber lidar com os mais diversos materiais, como plásticos, tercidos, colas, fibra de vidro, madeira, gesso e etc. Terá de saber desenvolver os mais diversos tipos de moldes e estar preparado para não ter mais finais de semana e nem vida social.

  • Fora o mundo dos cosplayers, onde mais podemos ver o seu trabalho, seja ele de modelagem, cenografia ou efeitos especiais?

    Eu comecei como cenógrafo e tentei enveredar pelos efeitos especiais, mas durou pouco. Fiz muita coisa para o teatro, alguma coisa para TV e cinema.

  • Como é o mercado para o artista que trabalha com efeitos especiais no Brasil?

    Olha, tem muito pouca oportunidade. Tem de morar em São Paulo, onde tem maiores chances de estar trabalhando nesta área. Ou trabalhar com teatro, onde a experimentação é maior. TV e cinema, é muito fechado e difícil de encontar oportunidades.

  • Fale um pouco sobre sua escola de artes.

    O Studio A4 é uma escola de artes que ensina DESENHO, QUADRINHOS (MANGÁ E ESTILO AMERICANO), MODELAGEM E ESCULTURA, E DESENHO DE MODA. Existe há 5 anos e é pioneira neste ensino em Contagem. Inclusive, dia 31 de outubro vamos fazer um belo evento aqui em Contagem, na Escola Estadual Francisco Firmo de Matos, perto do Big Shopping, dedicado aos quadrinhos e em comemoração do quinto aniversário da escola. Convido vocês e todos os fãs de quadrinhos para participarem. A entrada é FRANCA. Vai ter exposições e artistas convidados da DC Comics e Marvel, que irão falar sobre o mercado de trabalho nesta área.


Quem tiver interesse em conhecer o trabalho do Marte, pode conferir as fotos nas galerias dos seus dois perfis no Orkut: Marciano Gonçalves e Iron Man Brasil.

Os fãs que quiserem entrar em contato com o Marte, podem fazê-lo através do e-mail marcianotk@gmail.com ou pelo telefone (31)8858-9362.

Nenhum comentário: