24 de novembro de 2014

Chá de VHS - Space Zombie Bingo!!!

Chá de VHS - Space Zombie Bingo!!!

Lá pelos idos de 1995 estreou na Mtv brasileira a atração Contos de Thunder. Apresentado por Luiz Thunderbird, o programa exibia filmes do catálogo da Troma em um formato bem semelhante ao da dupla Beavis & Butt-Head assistindo a videoclipes, com direito a comentários tão idiotas quanto os dos adolescentes criados por Mike Judge.

Fundada há 40 anos por Lloyd Kaufman e Michael Herz, a Troma iniciou sua carreira com comédias de sexo. Com o sucesso de O Vingador Tóxico, sua quinta produção, o estúdio independente mudou o foco para filmes de terror de baixo orçamento, virando a partir daí um sinônimo de filmes trash.

Dos filmes exibidos no finado Contos de Thunder, um em especial marcou pela tosqueira mais absoluta e absurda: Space Zombie Bingo!!! – sim, as exclamações fazem parte do título.


I am Crisco. I predict!!!

Lançado em 1993, o filme é uma paródia das produções de terror e ficção-científica dos anos 50. O início, inclusive, é uma referência óbvia ao obrigatório Plan 9 From Outer Space, com direito a um monólogo do exaltado médium Crisco, que discorre sobre a estranha história que será apresentada, uma história "tão estranha, tão terrível e tão desagradável que nenhum humano pode suportar sem perder a sanidade!!!"

Passam-se os créditos iniciais e entra em cena a família mais bizarra que já existiu, em seu piquenique no cemitério. O áudio é terrível, as falas são bisonhas e os atores deprimentes. A vantagem é que subitamente os alienígenas – terríveis criaturas usando máscara de solda com antenas à la Chapolin, roupa de mergulho e nadadeiras – aparecem e não poupam nem as crianças.


Zumbis ao ataque!!!

Pouco tempo depois, vemos os alienígenas cavando covas para se alimentar dos cadáveres. A tosqueira da cena só não fica mais engraçada porque o narrador quebra a quarta barreira e avisa: "Aqueles não são manequins. São cadáveres de verdade!!!". Neste momento o filme perde um pouco a graça, pois a piada é explicada e todos defeitos começam a soar forçados e sem a espontaneidade de um autêntico filme B.

Em uma das boas sacadas do filme, a história é interrompida para os boletins de urgência da KILL-TVWhere bodies count. O noticiário mostra imagens de inúmeros ataques alienígenas ao redor do mundo, e em determinado momento segue para uma entrevista com o general Herpes Simplex. O repórter, um bizarro palhaço de peruca azul, consegue arrancar do militar a informação de que o planeta já sofreu várias invasões alienígenas anteriormente, mas todas foram rechaçadas com o uso da bomba atômica! Em uma abordagem menos radical, desta vez a esperança do planeta recai nas mãos do melhor homem do exército americano, o major Kent Bendover.


Jornalismo sério é na KILL-TV!!!

Space Zombie Bingo!!! é um filme muito tosco, que parece ter custado menos do que se paga atualmente pelo seu DVD (US$9,19). Por inserir de forma consciente alguns elementos que fazem a alegria dos entusiastas de filmes trash, os mais puristas podem não gostar desta produção distribuída pela Troma. De qualquer forma, vale uma conferida, nem que seja pela curiosidade ou pelo saudosismo do antigo Contos de Thunder.

Filme Completo


- Ouvindo: Death Cab For Cutie - I Will Possess Your Heart

Nenhum comentário: