7 de setembro de 2015

Index Librorum - Juvenília (Carlos Aquino)

Index Librorum - Juvenília (Carlos Aquino)

"E a memória não passa de um trailer reverso de um filme que não terá mais reprises. Mesmo este exato instante se esgotará e um dia haverá mais trailers em minha cabeça do que histórias a filmar. E depois, o pó."

Fragmentos de memória. Passado e presente – presente? – intercalam-se; um livro dentro do livro.

Magia, Timothy Darkdream, Círculo Interno, Tarô, uma mandala perdida em um banheiro feminino. Número Dois. Verão do Amor, Classe de 92. Lim Iakeda, Melanie Bates, Francine, Judith. A imprevisível Lim Iakeda e seu sorriso enigmático... Um anúncio de acompanhante.

Neverland, Sandman, Sodoma.

Neva em Sodoma. Uma sombra espreita, o cão negro de Winston Churchill. "Será que existe uma data específica para o fim de uma esperança?" – pergunta o narrador.

"Fate
Up against your will
Through the thick and thin
He will wait until
You give yourself to him"


···

Escrito por Carlos Aquino, do blog amigo Retina Desgastada, Juvenília é um livro... noir. Passada na fictícia cidade de Sodoma, a história narrada por Franz Richter intercala momentos do seu passado e presente; um passado vivido em meio a um grupo de jovens deslocados, bruxos, poetas, mas, ainda assim, totalmente normais; um presente melancólico, sombrio, sozinho.

Pouco se diz sobre Sodoma, suas chuvas ácidas, seu inverno frio, seus vampiros, mas sua presença, o peso do seu concreto se faz sentir através do clima soturno da narrativa. O fantástico é real, a Magia funciona como em uma história em quadrinhos escrita por Neil Gaiman.

···

Sou de uma Classe de 94, morador de uma comum Belo Horizonte. Inevitavelmente, ao ler sobre a dinâmica daqueles jovens, me peguei lembrando dos colegas há muito esquecidos, pensando em quanto das próprias experiências o Aquino colocou no livro. Essa é a sina do autor: as pessoas sempre buscam por elementos reais em sua ficção.

Aficionado por música, não raro me identifico com alguma banda a ponto de externalizar a vontade que eu teria de participar de um grupo como aquele. Terminado o Juvenília, me senti de maneira semelhante: esse é um livro que eu gostaria de ter escrito.

"Welcome to the Abyss, where the name of cancer is Lie".

Lançado em janeiro de 2012, o livro ainda pode ser encontrado no site da editora.

- Ouvindo: Car Seat Headrest - Something Soon

Nenhum comentário: