16 de agosto de 2011

Jedicon MG 2011 - Nós fomos!


Há dois anos atrás, nesta mesma bat-galáxia, acontecia a primeira Jedicon MG. O evento, uma convenção voltada para os fãs de Star Wars, marcou o aniversário de 10 anos do CJMG (Conselho Jedi de Minas Gerais) e atraiu gente de todo o país, incluindo esse Casal Geek, que foi capturado pela receptividade e simpatia dos membros do fã-clube, e passou a fazer parte desse bando de malucos pelo universo criado por George Lucas.

Ao infinito... e além!

Desde que o CJMG definiu a data da segunda edição da Jedicon MG, os preparativos começaram. Foram noites sem dormir para a nossa presidente Daniela, nosso vice-presidente Eve e tantos outros, e muitos esforços feitos na tentativa de fazer deste um evento memorável para o público.

Nessa jornada nós tivemos a oportunidade de acompanhar de perto as dificuldades para fazer um evento como esse e, ao mesmo tempo, ver como as pessoas são incansáveis e estão dispostas a passar noites sem dormir para poder fazer o melhor. Conhecemos figuras maravilhosas, que se tornaram nossos amigos, e que sem elas nada disso seria possível.

Foi então que, após seis meses de preparação, chegava o grande dia da Jedicon MG - Episódio II, e a Escola Municipal Profª. Maria Modesta Cravo abriu novamente suas portas - como parte do projeto Escola Aberta - para a convenção de Star Wars mais mineira da galáxia, que este ano atraiu um público de mais de 1.000 pessoas.


Gente do Brasil inteiro veio pra cá, com representantes do Rio de Janeiro (Tati e Henrique, voltem!!!), São Paulo, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Até a animada e querida Raquel, a portuguesa mais brasileira que existe, marcou presença e encantou a todos. Os mineiros, que têm fama de não gostar de sair de casa, também não fizeram feio, e gente de Divinópolis, Formiga, Ipatinga e Juiz de Fora apareceu por lá. Faltou o pessoal de Uberlândia, por imprevistos surgidos aos 45 minutos do segundo tempo, mas vocês estiveram presentes de alguma forma, pois foram vários os momentos nos quais nos lembramos de vocês.

A convenção seguiu o mesmo formato da edição anterior, ocupando vários espaços da escola com diversas exposições e atividades para o público. As salas onde aconteceram as oficinas estavam sempre cheias, e vi as crianças (e adultos) ansiosas para montar os robôs que o Samuel ensinou a fazer, enquanto outras diziam que foram para ver os filmes.

Muita gente disse que adorou a conversa com o Doriva sobre Clone Wars, e as oficinas de origami com a Camila e Pet-Yoda com o Israel foram show de bola. As mesas de RPG, conduzidas pelo pessoal do projeto Quero Jogar RPG, atraíram os fãs ansiosos por viver aventuras no universo de Star Wars e outros mundos da imaginação, e muita gente elogiou a sala de miniaturas e as peças do concurso de plastimodelismo.


Além disso tudo, ainda rolou a concorridíssima arena de lutas, na qual os fãs puderam testar suas habilidades em combates com o sabre de luz, e várias atrações no palco, como os concursos de imitação e quiz comandados pelos divertidos Kenshin e Serjão, que mais tarde, encarnando o Darth Vader mais carismático da galáxia, arrasou como entrevistador em seu talkshow, o Programa do Vô, do qual nós participamos como convidados. Chique demais da conta!!!

Allay loo ta nuv!

O dia estava chegando ao fim, e o momento que todos esperavam finalmente chegou, com a entrevista espetacular do dublador Mauro Ramos. O cara é a simpatia em pessoa e as pessoas lotaram a quadra para ouvi-lo falar de sua carreira e sobre o trabalho de dublador. Emoção não faltou quando ele fez a voz de seu personagem mais carismático e memorável: Pumba, o simpático javali de O Rei Leão. Até agora me arrepio de lembrar do público acompanhando o dublador em Hakuna Matata.


Aliás, emoção é o que mais marcou este evento. Vi pessoas com os olhos cheios de água, como o Marlon, que foi sozinho porque, segundo ele, "o único amigo nerd que eu tenho não quis vir", e se emocionou quando o Mauro Ramos autografou seu DVD d'O Rei Leão, do qual ele é fã desde criança. Não vou me esquecer dele vindo até mim, emocionado, dizendo que tinha realizado um sonho.

Após o bate papo com o dublador, que ninguém queria que acabasse, e quase no finalzinho do evento, aconteceu a apresentação do pessoal da Academia de Sabres de Luz de Minas Gerais. Todas as luzes se apagaram, a música começou e pronto, um festival de cores e uma luta bem bacana aconteceu. Até o Darth Maul de Ipatinga fez participação especial, para a surpresa e alegria da galera.

Para fechar a segunda Jedicon MG com chave de ouro tivemos a apresentação final da Jedi Band, a banda de apoio do Programa do Vô, formada pelo Gui, Fejão, Israel, Batata, Yzza e Dani, que arrasaram na versão de We Are The World composta pelo Israel. Toda a galera cantou junto, dando tchau ao evento que muitos definiram como o melhor dia da vida.


Depois de tudo ainda restou fôlego para o Star Bar. Nós estávamos cansados e até pensamos em não ir, mas não aguentamos e lá fomos nós, para o segundo tempo desse dia de comemoração. E que bom que isso aconteceu! Rimos tanto que deu até dor na bochecha. Tive oportunidade de conversar com a Priscila e rachamos de rir. Conheci minha homônima FCLacerda, fofa que só, e ainda fui zoada junto com a querida Laiane por causa de nossas risadas. Passamos pelos dois bares onde o pessoal se estabeleceu e nos divertimos à beça. Um dia para não se esquecer, com certeza, e como disse um dos meninos de Divinópolis, "foi a melhor mesa de bar da minha vida". Tem como não estar triste por ter acabado?

O bom é que muitas amizades se formaram. A única coisa ruim é a saudade que sentimos daqueles que voltaram para suas cidades, mas sabemos que ainda iremos nos encontrar. E para vocês que não puderam ir, não se preocupem. Daqui a pouco tem mais.

Pra terminar, queremos deixar registrado aqui nosso agradecimento à Dani e ao Eve pelo carinho, confiança e pela incansável dedicação à realização deste evento que ficará pra sempre registrado no nosso coração. Parabéns e que a Força esteja sempre com vocês!

Veja Também


Nenhum comentário: