29 de fevereiro de 2016

De Volta a Twin Peaks - Segunda Temporada, Episódio 3

De Volta a Twin Peaks - Segunda Temporada, Episódio 3

Ronnete Pulaski convulsiona violentamente em sua cama no hospital. Recém-acordada do coma, a jovem se vê novamente vítima do assassino que tirou a vida de Laura Palmer. Como antes, Ronette é deixada viva, mas alguns indícios do ataque podem ser encontrados: a presença de tinta em seu soro e a letra “B”, recortada de uma revista, inserida sob a unha do seu dedo anular, fato semelhante às letras “R” e “T” encontradas, respectivamente, sob as unhas de Laura e Teresa Banks.


Dirigido por Lesli Linka Glatter e escrito por Robert Engels, o décimo episódio de Twin Peaks segue à risca a ideia de utilizar o cenário e personagens introduzidos com o assassinato de Laura Palmer para contar outras histórias.

Um exemplo disso é o caso de Nadine, que acorda do coma acreditando ainda estar com 18 anos; outro é o triângulo amoroso entre Lucy, Andy e o pedante Dick Tremayne, que vira a novela dentro da série no lugar da metanovela Convite ao Amor. Tirando o alívio cômico que estes arcos representam, de nada mais eles servem ao todo pela absoluta distância da trama principal.


Outra trama digna de novela é a do casal Donna e James, agora transformado em outro triângulo amoroso com a chegada de Maddy. Pelo fato de estarem diretamente ligados a Laura Palmer, o trio merece algum destaque, já que o impacto da morte da garota em suas vidas foi grande. Mas sejamos sinceros: a maioria dessas cenas são tão entediantes e sonolentas quanto é de se esperar de um romance adolescente.

Apesar de ser um picolé de chuchu ambulante, Donna tem bons momentos neste episódio: quando visita o túmulo de Laura Palmer e “confronta” a amiga, e o mais interessante deles em relação ao mistério, quando conhece o recluso e agorafóbico Harold Smith, que tem um quê de Norman Bates e o pior: possui o diário secreto de Laura.


Apesar de não ser arrastado como os anteriores, esse episódio tem um bocado de enrolação em meio a cenas bacanas como o monólogo anti-violência do cínico Albert Rosenfield. Mesmo com suas falhas, este capítulo figura entre os melhores da série, que viu neste momento uma terceira queda consecutiva na audiência motivada pelo fato do assassino de Laura Palmer ainda não ter sido revelado. Quem desistiu de Twin Peaks neste início da segunda temporada mal sabia que a resposta não estava tão distante assim como imaginava…

- Ouvindo: Day Wave - We Try But We Don't Fit In

Nenhum comentário: