12 de outubro de 2020

Visual Mythic Game Master Emulator

Visual Mythic Game Master Emulator

Quando comecei a programar, no final do século passado, consegui unir o útil ao agradável desenvolvendo um gerador de personagens de AD&D na linguagem que eu estava estudando na época. Por me encontrar em uma situação semelhante, de estar estudando uma nova linguagem de programação no momento em que conheci o Mythic, minha primeira ideia foi implementar uma versão digital do emulador de mestre.

Por sorte, meu espírito punk do “faça você mesmo” se rendeu, com alguma resistência, ao Visual Mythic Game Master Emulator. Do contrário, eu teria gasto mais tempo desenvolvendo uma aplicação semelhante — o que é divertido também — do que propriamente jogando.

O Visual Mythic GME é uma aplicação gratuita e de código aberto desenvolvida por um cara chamado Zbigniew Mateusz Machnik. A versão atual implementa as regras do Mythic Game Master Emulator “puro” e (parcialmente) as expansões Mythic Variations e Mythic Variations II; a ferramenta também traz regras do acessório The Location Crafter e em próximas versões deve incluir suporte aos crafters The Creature Crafter e The Adventure Crafter.

Dá para usar o Visual Mythic GME sem conhecer o Mythic? Não. A ferramenta foi feita para apoiar quem já conhece o sistema, resolvendo as rolagens e consultas em tabelas. Sem saber o que está sendo rolado e qual o motivo dessas rolagens, de nada adianta, por exemplo, gerar um evento aleatório e não saber como interpretar as informações mostradas na tela.

A interface da aplicação é um pouco entulhada, provavelmente pelo desejo do desenvolvedor de permitir um alto grau de liberdade aos usuários; isso, entretanto, é fácil de assimilar com pouco tempo de uso. As regras que se deseja utilizar, como no próprio Mythic, podem ser habilitadas/desabilitadas conforme o gosto do freguês, e elas foram implementadas da forma mais fiel possível; o problema é que regras de RPG estão sempre sujeitas a interpretação. Como a aplicação tem seu código fonte aberto, qualquer um pode baixá-lo e fazer as alterações/correções desejadas, contribuindo assim com o desenvolvedor.

O Visual Mythic GME possui versões para Windows, Linux e Android. Tanto os binários como o código fonte podem ser encontrados no repositório do projeto.

- Ouvindo: The War on Drugs - Touch of Grey

Nenhum comentário: