10 de agosto de 2015

Jedicon MG 2015

Descobrindo BH - Jedicon MG 2015

A Jedicon Minas é uma convenção bienal dos fãs de Star Wars, organizada pelos amigos do Conselho Jedi de Minas Gerais (CJMG). O encontro teve sua primeira edição em 2009, quando o fã-clube mineiro completou 10 anos de existência, e desde então tem sido realizado na escola Profª. Maria Modesta Cravo, como parte do programa Escola Aberta.

Durante o dia todo a escola é tomada por atividades que agradam Sith e Jedi de todas as idades: no palco principal rolam entrevistas com convidados, mesas redondas sobre assuntos ligados à saga criada por George Lucas, concursos de cosplay e apresentações de lutas coreografadas; no auditório rolam palestras, exibições de fan films e alguns bate-papos; as salas de aula são tomadas por exposições, oficinas, mesas de RPG e board games; para completar, na quadra externa não pode faltar a tradicional arena comandada pela galera da Academia de Sabres de Luz.


A cada edição a Jedicon Minas fica maior e melhor. Este ano o evento contou novamente com a participação ilustre do bonachão Mauro Ramos, dublador do General Grievous e praticamente um membro honorário do CJMG desde 2011, quando levou o público a uma catarse coletiva ao som de Hakuna Matata. Esteve presente também o humorista nerd Fernando Caruso, dublador do Agente Kallus na animação Star Wars Rebels, o escritor e tradutor André Gordirro, para lançamento do seu próximo livro Os Portões do Inferno, entre outros convidados.

Diferente do evento de 2013, que foi invadido por uma grande quantidade de estandes vendendo produtos da DealExtreme licenciados, esse ano a Jedicon esteve mais próxima das suas origens, com o conteúdo sendo mais privilegiado pelo público, que lotou a quadra para assistir aos convidados. O único problema desta quarta edição, ao meu ver, foi que as atividades do palco principal, apesar de interessantes, obliteraram a programação paralela do auditório pela falta de controle do tempo.


Só para variar, a Jedicon Minas foi muito boa e continuou provando que existe público para eventos nerds em Belo Horizonte. Basta vontade e disposição, e isso a galera do CJMG tem de sobra, além de muita simpatia. Que venham as próximas!

Mais fotos aqui.

Veja Também


- Ouvindo: Phoenix - Lisztomania

Nenhum comentário: